São Bernardo do Campo 467 anos: Diocese unida em oração pela cidade

O município de São Bernardo do Campo comemora 467 anos de história nesta quinta (20/08). E a Diocese de Santo André não poderia deixar de congratular essa cidade que tem uma longa história de evangelização, da presença da Igreja e de um povo engajado no trabalho e na construção de uma sociedade mais justa para todos e para todas.

Neste dia, a unidade diocesana se faz presente para rezar principalmente pela saúde e proteção da população, a fim de que as famílias e as pessoas em situação de vulnerabilidade sejam abençoadas com os gestos de caridade e atitude cristã para superarem os efeitos da pandemia da Covid-19.

“Celebramos neste dia 20 de agosto o aniversário do município de São Bernardo do Campo e também a memória litúrgica de São Bernardo abade, o São Bernardo de Claraval. Pedimos a intercessão dele por todo o nosso município para que, de fato, os nossos governantes possam elaborar políticas públicas que ajudem, sobretudo, os mais vulneráveis e os mais necessitados aqui do nosso município neste tempo difícil de pandemia. Que São Bernardo interceda por todo o município e por toda a nossa Diocese”, comenta o coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Anchieta e pároco da Paróquia Santa Maria, Pe. Gonise Portugal da Rocha

São Bernardo de Claraval é celebrado no mesmo dia da cidade. O abade francês, que viveu entre os anos de 1090 e 1153, é um exemplo de conversão e determinação, resistindo as tentações das impurezas e deixando um legado de santidade. É o padroeiro das causas difíceis.

E a Igreja Particular de Santo André tem uma forte ligação com a cidade são-bernardense, no que tange à evangelização e a justiça social. Ao lado de São Caetano, o município recebeu a presença dos monges beneditinos no início do século XVIII. De lá para cá, se passarem 300 anos, a Igreja Matriz da cidade – hoje Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – já é bicentenária e foi palco de lutas pela democracia na época da ditadura militar, entre as décadas de 1970 e 1980. O município já conta com 30 paróquias – a caçula instalada em 2019, a Imaculada Conceição Aparecida – e inúmeras capelas divididas em três regiões pastorais (Centro, Anchieta e Rudge Ramos).

Sobre a cidade

São Bernardo do Campo é uma cidade conhecida pelo seu protagonismo no trabalho, por meio da instalação das montadoras e metalúrgicas, e pela sua grandiosidade, sendo o quarto mais populoso do estado de SP com aproximadamente 840 mil habitantes. Também se notabiliza pela extensão territorial, com grande área de mananciais, a Represa Billings e a Rodovia Anchieta, que liga a capital paulista, o Grande ABC e a Baixada Santista.

Tradição nos esportes, cultura, gastronomia e turismo também são destaques. Uma cidade que tem forte ligação com os imigrantes que ajudaram no desenvolvimento da região, através do crescimento econômico com a industrialização e prestação de serviços.