Diferentemente do ano passado, o tríduo preparatório para comemorar o Dia Nacional da Pastoral do Menor, a ser celebrado na próxima quinta-feira (27/08), será realizado pela primeira vez no formato online, em razão da pandemia da Covid-19 e do decreto diocesano que prevê a não realização de eventos presenciais neste período de distanciamento social.
De segunda a quarta (24 a 26/08), às 19h30, a programação especial intitulada “Como é o Cuidado com Crianças e Jovens na Pandemia” contará com entrevistas, apresentação das Casas de Acolhida, educadores e religiosos. E na quinta (27/08), às 19h, a Missa em Ação de Graças pelo Dia da Pastoral do Menor, que será presidida pelo assessor diocesano Pe. Leandro Alves Figueredo. Todo o conteúdo poderá ser acompanhado pelo Facebook.
Criada no início da década de 1970, a Pastoral do Menor surgiu no Brasil em plena ditadura militar. E desde 2016, todo dia 27 de agosto é celebrado seu dia, cuja data foi escolhida justamente para homenagear o fundador da PAMEN, Dom Luciano Mendes de Almeida (1930-2006). Já se passaram décadas desde esse primeiro clamor da Igreja pelas crianças e adolescentes em situação de risco no país e o trabalho dessa pastoral ultrapassou as fronteiras brasileiras, sendo também realizado em outros países.
Na Diocese de Santo André não é diferente. Existente desde meados das décadas de 1970 e 1980 (por meio de dois núcleos, as irmãs de São Caetano e o padre Enzo, de Santo André), a Pastoral do Menor vive um momento de retomada desde 2015.