Concentração do Apostolado da Oração acontece online neste domingo (6)

O Apostolado da Oração da Diocese de Santo André promove no próximo domingo (06/09), a 14ª Concentração Diocesana que acontecerá pela primeira vez pelas mídias sociais, em razão da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Realizado desde a década de 1990, o evento bienal reúne todos os membros do Apostolado da Oração para um dia de oração, reflexão e partilha, por meio de dois momentos importantes: a Santa Missa, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, às 11h, com transmissão pelo Facebook  e pelo YouTube da Diocese; e a Adoração Eucarística com o diretor espiritual do Apostolado da Oração, Pe. Vinícius Ferreira Afonso, às 17h, apenas pelo Facebook . Ambas atividades também serão transmitidas pelo Facebook da Rede Mundial de Oração do Papa.

Objetivos
A Concentração Diocesana visa, sobretudo, divulgar o carisma do movimento com a meta de atrair novos membros e fortalecer o compromisso de seus integrantes e devotos do Sagrado Coração de Jesus, por meio de algumas ações:
– Viver diariamente os três momentos de oração, para se colocar junto a Jesus ressuscitado e oferecer-Lhe a sua vida em disponibilidade apostólica.
– Comprometer a sua vida em oração e serviço, em resposta aos desafios da humanidade e da missão da Igreja presentes nas intenções mensais do Papa.
– Seguir o “Caminho do Coração” como escola de vida e itinerário de formação.
– Participar na Rede Mundial e Nacional do Apostolado da Oração.

Segundo a coordenadora diocesana do Apostolado da Oração, Maria José de Jesus Andrade, que também participa das atividades na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Região São Bernardo – Anchieta, as duas atividades também incentivam as práticas que são fundamentais em toda a vida cristã:

“A Eucaristia, que conduz à experiência interna do Coração de Jesus e o dispõe a viver com Ele e ao seu estilo, a serviço da sua missão. A entrega de Jesus pela humanidade que se faz realidade em cada Eucaristia é, para o AO, o modelo de oferecimento e disponibilidade. O amor e a devoção a Maria, modelo de disponibilidade apostólica, cujo coração está repleto de Jesus e dos Seus projetos”, salienta.

8º Plano de Pastoral
Alinhado com as prioridades do Sínodo Diocesano, Acolhida e Missão, o evento neste ano, porém, acontecerá apenas de forma virtual, já que a concentração costuma reunir mais de duas mil pessoas e as atividades presenciais ainda não estão liberadas para acontecer nestes tempos de pandemia. “Sempre escolhemos uma paróquia para sediar o evento e uma multidão de membros das mais de cem paróquias comparece ao evento. No entanto, como ainda estamos em plena pandemia, o convite é para que todos e todas acompanhem pelas redes sociais”, atesta Gracia Fernandes, da Região São Bernardo – Centro e também coordenadora diocesana do Apostolado da Oração.

O evento está em sintonia com o 8º Plano Diocesano de Pastoral, por meio do itinerário 1, cujo objetivo é fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença. Propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante.

Ao longo dos últimos seis meses, paróquias e pastorais promoveram reuniões virtuais, através de aplicativos, para momentos de fé e reflexão.

Como participar do AO
Originário da França, o movimento completa 176 anos em 2020. De acordo com o diretor nacional do Apostolado da Oração, padre Eliomar Ribeiro, aproximadamente 36 milhões de leigos e leigas participam do movimento em todo o mundo, dos quais cerca de 3 milhões estão no Brasil, cuja associação católica existe há mais de 150 anos no país.

O diretor espiritual do Apostolado da Oração na Diocese de Santo André é o Pe. Vinícius Ferreira Afonso. Mais informações sobre como participar da Rede Mundial de Oração do Papa com Maria José: 99259-7996 e Gracia Fernandes: 97338-8270.