Padre Márcio assume como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

“Deus tem me ajudado a conquistar aquele povo da Paróquia Santa Cruz (alguns membros prestigiaram a posse) e quero agradecer de coração a Deus, que me inspirou através do Espírito Santo. E com fé assumo essa Paróquia, crendo que Deus age por meio de sua Igreja para levar a todos, a salvação e a redenção.”

Na realização da missa presencial, Pe. Márcio Rodrigues Pontes foi recepcionado com todo carinho pelos fiéis da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e das comunidades São Sebastião e Santo Antônio de Santana Galvão/São Tiago, na noite de domingo (25/10), ao tomar posse como Pároco da igreja localizada na Rua: Málaga, 380, no Parque Capuava, Região Santo André – Utinga. “Nossa caminhada é sinodal. É junta”, frisa o presbítero. Presidida por Dom Pedro, o Rito aconteceu antes da celebração da missa, em razão da pandemia da Covid-19, respeitando as regras de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja e cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool gel.

“Jesus pede que todos sejamos missionários naquilo que fazemos. Acolher e ir ao encontro, que é programa pastoral da nossa igreja. Vamos pedir a graça de ser um bom missionário do Reino de Deus. Vamos invocar Maria Santíssima para abençoar o trabalho do Pe. Márcio e a todos vocês, meus queridos paroquianos e minhas queridas paroquianas”, salienta o Bispo, ao citar o compromisso de todo o clero e dos cristãos com a prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. “Quero agradecer a Dom Pedro pela confiança que deposita em minha pessoa e no meu trabalho de evangelização. Vivendo minhas experiências como padre numa cidade grande como é Santo André, populosa, cheia de desafios, especialmente desafios para a fé, e ele me confiou essa Paróquia”, ressalta Pe. Márcio.

Cuidar da saúde e da espiritualidade
Em tempos de pandemia, Pe. Márcio acredita que a primeira ação ao assumir a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora será retomar gradualmente as celebrações da Santa Missa.

“Manter os cuidados necessários, sem deixar de atender as necessidades espirituais dos fiéis”, aponta o sacerdote, sobre os principais desafios que se apresentam nos próximos meses. Pe. Márcio sucede Pe. João Ruiz Asahi, que assumirá a Paróquia Santa Cruz, na Região Santo André – Centro, no próximo sábado (31/10), às 15h.

Rito da posse
Também participaram da posse, o padre Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal) que cerimoniou o momento do Rito, e logo após, da missa, os padres Eduardo Calandro (coordenador da Região Santo André – Utinga e pároco da Paróquia Santo Antônio) e João Aroldo (Pároco da Paróquia Santa Teresinha). O padre emérito Antônio Moura também acompanhou a celebração. O novo Pároco fez a profissão de fé, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o Bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão e cuidando com zelo da Paróquia que está sendo entregue a ele. Ele também realizou a renovação das promessas sacerdotais. Logo em seguida, foram entregues pela comunidade, as chaves da igreja e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa. Terminando este momento que foi bem explicado pelo Bispo, o padre Márcio fez o juramento de Fidelidade.

Antes da ser empossado oficialmente, Pe. Márcio assinou os documentos referentes a Profissão de fé e o Juramento de Fidelidade e  agradeceu a acolhida do povo. A ata foi lida e assinada pelo novo Pároco. Dom Pedro deu a bênção a todos, retirando-se logo em seguida. Padre Márcio na companhia dos demais padres iniciou a Santa Missa.

Sobre o novo pároco

Padre Márcio Rodrigues Pontes nasceu no dia 7 de novembro de 1976, em Icaraíma, no estado do Paraná. Entrou no Seminário de Filosofia São José, na Diocese de São Miguel Paulista (SP), no dia 31 de janeiro de 2003, na Festa de São João Bosco. Foi ordenado diácono no dia 18 de junho de 2011, na Igreja Matriz de Mauá – Paróquia Imaculada Conceição, na Diocese de Santo André/SP). Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011, na Paróquia São João Batista (Região São Bernardo – Rudge Ramos), pelas mãos de Nelson Westrupp, atualmente bispo emérito da Diocese de Santo André.
Sua primeira experiência como sacerdote foi a Paróquia Santa Luzia, na Região São Bernardo – Anchieta; em quase nove anos como presbítero, também atuou nas paróquias Matriz Imaculada Conceição, em Mauá; Nossa Senhora do Paraíso, na Região Santo André – Centro; e recentemente estava durante os últimos cinco anos na Santa Cruz, na Região Santo André – Leste, até assumir a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora neste dia 25 de outubro de 2020.

Pe. Márcio foi assessor diocesano da Pastoral Vocacional/SAV durante seis anos; também assessor diocesano da Pastoral da Criança pelo mesmo período; e há três anos atua na assessoria diocesana para as Novas Comunidades.