Santa Missa homenageará o trabalho dos professores durante a pandemia

A Pastoral da Educação da Diocese de Santo André promove na manhã do próximo domingo (11/10), às 11h, a Santa Missa em Homenagem aos Professores para reforçar a importância dos educadores em tempos de pandemia nas sete cidades do Grande ABC.

A celebração na Catedral Nossa Senhora do Carmo, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, contará com capacidade máxima de 100 pessoas, respeitando as regras de distanciamento social de 2 metros e cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool gel. A transmissão online da missa acontecerá pelas mídias diocesanas Facebook e YouTube.

O coordenador diocesano da Pastoral da Educação, Renan Evangelista Silva, ressalta o empenho dos profissionais que tiveram que adaptar os métodos de ensino durante o período de quarentena. “Os professores tiveram que recorrer às aulas online, fazendo de tudo para que nossos alunos não ficassem sem o conteúdo. Então, nesse ano é uma celebração especial por esses guerreiros e guerreiras da educação. Lembrando que como fruto do Concílio Vaticano II, a educação para a Igreja Católica é uma forma de evangelizar, porque a característica da educação católica é o humanismo”, enfatiza.

A Diocese de Santo André conta aproximadamente com 600 professores e educadores que atuam nos nove colégios católicos: Externato Santo Antônio, Instituto de Ensino Sagrada Família e Colégio Imaculado Coração de Maria, ambos em São Caetano do Sul; Colégio Monsenhor Alexandre, em Mauá; Colégio São José, em São Bernardo do Campo; Colégio Vésper, Colégio São José (Scalabrinianas), Instituto Sagrada Família e Instituto Coração de Jesus, ambos em Santo André.

Curso do Enem
Outro momento especial será o encerramento do Curso Preparatório Gratuito para alunos e alunas que prestarão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2021. A iniciativa foi promovida pela Diocese de Santo André, por meio da Pastoral da Educação, pelo quarto ano consecutivo. As aulas ocorrerão online e gratuitas. “Como o curso era presencial tínhamos entre 100 a 150 alunos, mas com a pandemia e a realização das aulas online atingimos mais de 500 alunos inscritos, inclusive de outros estados. Foram três meses preparando nossos alunos para os vestibulares. Um momento de alegria, sem dúvidas”, reitera Renan, ao afirmar que a Pastoral da Educação é um braço do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, na parceria pela promoção da educação integral.

As provas do Enem acontecem nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, no formato tradicional; já nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro ocorrerão os exames na versão digital.

Passo ao diaconato permanente
No mesmo dia, Renan Evangelista Silva dará mais um grande passo rumo ao diaconato permanente, ao receber os ministérios de acólito e leitor durante a celebração presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini. É a última etapa da ordenação diaconal, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2021.

“É um momento de muita alegria, depois de sete anos de caminhada na Escola Diaconal. O ministério do leitor, no qual o bispo me entregará a bíblia como um gesto de levar a Boa Nova de Jesus a todos os cantos. E também a patena, como símbolo do acólito, aquele que vai ajudar o altar, a eucaristia, o pão vivo que desce do céu”, explica Renan, ao pedir oração de todos os diocesanos por sua vocação. A instituição ao leitorato e acolitato são etapas importantes da formação do candidato ao diaconato. As funções, até então chamadas de ordens menores, passaram a ser designadas como ministérios. O Leitor tem a função de proclamar a Palavra de Deus, ao passo que o Acólito serve ao altar, auxiliando nas celebrações e podendo distribuir a comunhão em casos extraordinários.