Os padres gestores da Cúria Diocesana de Santo André se reuniram na manhã de sexta-feira (06/11), com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a fim de avaliar os trabalhos realizados durante 2020 e projetar o calendário de atividades e prioridades para o próximo ano. A reunião presencial aconteceu no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro da cidade andreense, e respeitou a todos os protocolos de saúde, higiene e segurança mantendo o distanciamento social entre os membros do grupo, com uso de máscaras e utilização de álcool gel.
Após a oração inicial e uma saudação de Dom Pedro, os presbíteros partilharam as experiências nestes tempos de pandemia da Covid-19 e os andamentos dos serviços em cada departamento da Cúria Diocesana: o Departamento Administrativo, que compreende a dimensão financeira, os recursos humanos e o jurídico patrimonial; o Departamento de Pastoral, que é o Centro de Pastoral; o Vicariato Episcopal para a Caridade Social; o Departamento de Comunicação; o Tribunal Eclesiástico; o Departamento de Secretaria Geral, que compreende a Chancelaria, o Arquivo Diocesano e a Secretaria Episcopal, e a Moderação da Cúria, que é a gestão do Edifício Santo André Apóstolo. “Vale realçar também que a reunião acontece sempre no espírito de uma igreja sinodal, em que cada gestor com seu respectivo departamento vai compartilhando as corresponsabilidades para que tudo possa transcorrer bem na nossa Igreja Particular”, enfatiza o vigário geral e moderador da Cúria, Pe. Ademir Santos de Oliveira.
Na Diocese de Santo André, a Reunião dos Gestores da Cúria Diocesana conta com as participações do bispo diocesano Dom Pedro; do vigário geral e moderador da Cúria, Pe. Ademir; do vigário episcopal para Pastoral Pe Joel Nery; do vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke; do secretário episcopal e coordenador do Setor de Recursos Humanos, Pe. Camilo Gonçalves de Lima; do vigário judicial Pe. Jean Rafael Eugênio Barros; do coordenador do Departamento de Comunicação Pe. Tiago José Sibula da Silva; do chanceler do bispado Pe. William Mariotto Torres; do vice-chanceler do bispado Pe. Vinícius Ferreira Afonso; e do assessor do Departamento Jurídico e Imobiliário e do Departamento de Comunicação, Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva. No encontro da última sexta, o ecônomo diocesano Pe. Alex Sandro Camilo justificou ausência por motivos médicos.
“Então foi feita uma avaliação por cada colaborador, por parte dos gestores de cada departamento, e também como nós estamos enfrentando esse momento da pandemia e avançando com as limitações próprias desse tempo, mas também sem deixar de corresponder as exigências e as responsabilidades pela nossa Igreja Diocesana”, complementa Pe. Ademir.
*
Retomada de reuniões e atividades presenciais
Neste mês de novembro, os encontros presenciais de pastorais, movimentos e grupos estão permitidos dentro do Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, nas salas do Centro de Pastoral, observando o comunicado veiculado no dia 6 de outubro, em relação à retomada gradual das atividades religiosas na Diocese de Santo André: “Levando em conta as Normas e Orientações para a retomada gradual das celebrações de 31 de maio de 2020, informamos que, a partir de 1 º de novembro, podem ser gradualmente retomadas as atividades pastorais que forem julgadas estritamente necessárias em cada pastoral/movimento/associação (reuniões, encontros, grupos), de forma que sejam atendidas as orientações sanitárias de higienização e o distanciamento social. Qualquer atividade, deve levar em conta a limitação de 30% da capacidade do local onde será realizada, e o tempo de duração não seja muito superior a 1 hora.”
Mais informações pelo telefone: 4469-2077 ou WhatsApp: 99981-1233 ou ainda pelo e-mail: centropastoral@diocesesa.org.br.
*
Recursos Humanos
De acordo com o vigário geral da Diocese de Santo André e moderador da Cúria, o Setor de Recursos Humanos mereceu uma atenção especial durante a reunião, sobretudo, a questão da centralização das folhas de pagamento que está sendo implementada, sendo um grande avanço administrativo e organizativo da diocese e das paróquias. Outro assunto relevante apresentado aos participantes foi o planejamento estratégico que contribuíra para uma melhor relação e convivência com todos os colaboradores do Edifício Santo André Apóstolo, das paróquias e das comunidades nas dez regiões pastorais. “Compreendemos dessa forma, que todos os colaboradores, sejam aqueles que prestam serviço no prédio, sejam aqueles que prestam serviço em nossas paróquias, seguem o mesmo estatuto, uma mesma dignidade e, portanto, também tem o respeito de nossa parte que procuramos fazer de tudo para que essa relação possa ser sempre pautada pela justiça, pelo direito e pela verdade, assim beneficiando ambas as partes”, salienta Pe. Ademir.
Durante a reunião também foi sinalizada a atualização do regimento interno da Cúria Diocesana, que está em estudo, “pois muitos organismos, muitas dimensões do serviço da cúria, que antes não tinham e agora estão acontecendo, precisam constar também neste documento”, conclui o vigário geral.
*
Comunicação e Tribunal Eclesiástico
De fundamental importância durante a quarentena e necessidade do isolamento social, a dimensão da comunicação protagonizou um trabalho de evangelização e elo entre a igreja e os fiéis, que permaneciam em suas casas, acompanhando as celebrações, atividades e reflexões por meio de transmissões pelas mídias sociais, popularmente conhecidas como “lives”. Em relação ao Tribunal Eclesiástico Diocesano, mesmo durante a pandemia, a demanda cresceu e a procura tem sido grande, sobretudo, por causa dos processos de averiguação de nulidade matrimonial.
Já a Comissão Diocesana para a Tutela de Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade iniciou atendimento desde o dia 3 de novembro, funcionando às terças e quintas, das 14h às 16h, junto ao tribunal, na Praça do Carmo, 48 – 3º andar, Centro de Santo André. Informações pelo telefone: 4469-2077 (ramal 6) ou pelos e-mails: tribunal@diocesesa.org.br e tribsandre@gmail.com .
*
Dimensão econômica
Pe. Ademir destacou a questão do projeto de gestão eclesial, em que foi lembrada a primeira fase da migração dos dados dos lançamentos da parte econômica financeira, que ocorre na diocese. A implantação do sistema de gestão (Theòs Sistemas Eclesiais) auxiliará também em toda a dimensão administrativa diocesana e estará em vigor em todas as paróquias até o começo do próximo ano.
*
Gestão do patrimônio
Também foi analisada e aprovada uma prestação de serviços de manutenções preventivas e pontuais em patrimônios da Cúria Diocesana. “Seja no Edifício Sede da Cúria Diocesana, seja nas três casas de formação (Propedêutico, Filosofia e Teologia) que compõem o Seminário Diocesano, seja na residência episcopal, seja no apartamento do bispo emérito, de forma que nós estamos contratando uma empresa para que possa prestar esses serviços, na medida em que algum desses locais precisem de manutenção”, explica Pe. Ademir.
*
Calendário para 2021
A agenda do prédio da Cúria Diocesana para o próximo ano também está sendo elaborada, dentro das possibilidades e das condições apresentadas pela pandemia e da previsão de distribuição da vacina no Brasil.
“Estamos prevendo essas datas e conforme a necessidade vamos alterando ou especificando cada detalhe (na agenda diocesana)”, avisa Pe. Ademir.