Dom Pedro: paróquias terão novena virtual e missa presencial no Natal

Neste ano, a celebração de Natal das paróquias do ABC será em novo formato. Por causa da pandemia da Covid-19, a Diocese desenvolveu a novena online. Na data, as igrejas estarão abertas para apenas 30% do público e seguindo todas as medidas de segurança, como acontece desde maio. Segundo o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, a novidade será um verdadeiro desafio.

“Nós, como igreja, conseguimos responder a essa crise pela qual passamos. Estamos habituados ao contato pessoal, abraços, etc, portanto, é uma novidade e um desafio, mas enfrentamos”, analisa o bispo. Apesar da novena ser realizada, este ano, de uma forma diferente, a mensagem natalina é a mesma, diz Cipollini, em entrevista ao RDtv.

Assista a entrevista completa concedida aos jornalistas Leandro Amaral e Carlos Carvalho, do Repórter Diário, na tarde desta quinta (10/12)

Embora o momento impeça a realização das celebrações tradicionais, o bispo afirma que o período de isolamento social também trouxe pontos positivos.

“Durante a pandemia, as pessoas passaram a rezar mais nas casas. Com isso, os católicos redescobrem a igreja doméstica”, afirma.

Na cartilha disponibilizada aqui no site, as recomendações para a celebração do Natal em casa, consistem em deixar o ambiente propício para a oração e reflexão, com uma Bíblia, vela, e até mesmo flores, ou outros objetos que remetam a data.  Marcada por encontros de famílias, no momento de comemoração, as medidas de distanciamento social não podem ser deixadas de lado. “O Natal é uma festa de fraternidade, solidariedade, encontro e abraços. Mas, este ano está difícil, temos que nos reinventar”, alerta. Da mesma forma que a Igreja Católica tem feito encontros presenciais com todas medidas necessárias, o Natal será comemorado da mesma forma nas paróquias do ABC.

Fonte: com informações do Repórter Diário