Ano Litúrgico 2020/2021: conheça os tempos, as cores e seus significados

Diferentemente do Ano Civil iniciado no dia 1º de janeiro de 2021, o Ano Litúrgico da Igreja Católica 2020/2021 tem uma característica própria e segue o rito católico romano: começou no primeiro domingo do Tempo do Advento, no dia 29 de novembro de 2020, e termina na última semana do Tempo Comum, na Solenidade de Cristo Rei, no dia 21 de novembro de 2021. Durante esse período é celebrado todo o mistério de Cristo, desde a preparação para o seu nascimento, passando pela trajetória de sua vida até a sua segunda vinda.

Neste período intitulado de Ano B – São Marcos, significa que as leituras principais sobre as parábolas e ensinamentos de Jesus serão retiradas do livro deste evangelista, exceto no caso de festas e solenidades especiais, quando as passagens são específicas do Evangelho de São João.

Ao longo dos doze meses, o ano litúrgico é dividido nos tempos do Advento; Natal; Comum I; Quaresmal; Pascal; e Comum II, nessa sequência.

O Tempo do Advento inicia o Ano Litúrgico (quatro domingos antes do Natal, no dia 29 de novembro de 2020, e terminou no dia 24 de dezembro de 2020, quando celebramos a chegada do Salvador); por sua vez, o Tempo do Natal prossegue até a Festa do Batismo do Senhor, no dia 10 de janeiro de 2021; já a Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, no dia 17 de fevereiro de 2021 e se prolonga até a Quinta-feira Santa, antes da realização da Missa da Santa Ceia, no dia 1º de abril de 2021; por fim, o Tempo Pascal é o período de 50 dias, que compreende o Domingo da Ressurreição de Cristo até o Domingo de Pentecostes (4 de abril de 2021 a 23 de maio de 2021).

São tempos que se destacam pela reflexão de mistérios particulares da vida de Cristo, desde a sua chegada ao mundo, a sua obra redentora de amor ao próximo, ensinamentos de conversão até chegar a Sua Paixão, Morte e Ressurreição para salvar a humanidade.

Por outro lado, o Tempo Comum, dividido em duas partes, começa no dia seguinte à Festa do Batismo do Senhor, no dia 11 de janeiro de 2021, e vai até a Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro de 2021 – quando tem início a Quaresma – e recomeça na segunda-feira, 24 de maio de 2021, depois da Solenidade de Pentecostes. O Tempo Comum, que compreende um ciclo de 33 ou 34 semanas, termina no sábado, 27 de novembro de 2021, que antecede o primeiro domingo do Tempo do Advento, quando se iniciará o Ano Litúrgico 2021/2022.

Esse período é conhecido pela abordagem dos mistérios de Cristo: na primeira, entre o Natal e a Quaresma, simbolizada pela escuta da Palavra de Deus e do anúncio do Seu Reino; e na segunda, entre a Páscoa e o Advento, significa colocar em prática tudo aquilo que Jesus ensinou para nós, por meio de parábolas, gestos e doação, vivendo e proclamando o Reino de Deus neste mundo.

Conheça o significado de cada cor e sua utilização em cada tempo litúrgico:

• Cor roxa

A cor roxa simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usa-se no Advento, na Quaresma, na Semana Santa (até Quinta-Feira Santa de manhã), e na celebração de Finados, como também nas exéquias.

• Cor branca

Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usa-se na solenidade do Natal, no Tempo do Natal, na Quinta-Feira Santana Vigília Pascal do Sábado Santo, nas festas do Senhor e na celebração dos santos. Também no Tempo Pascal é predominante usada a cor branca.

• Cor vermelha

Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio. É usada no Domingo da Paixão e de Ramos, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes e na celebração dos mártires, apóstolos e evangelistas.

• Cor rosa

Raramente usada nos dias de hoje, simboliza uma breve “pausa” na tristeza da Quaresma e na preparação do Advento. Pode-se usar no terceiro Domingo do Advento chamado “Gaudete” e no quarto Domingo da Quaresma chamado “Laetare”. Esses dois domingos são classificados, na liturgia, de “domingos da alegria”, por causa do tom jubiloso de seus textos.

• Cor preta

Também em desuso, simboliza a morte. Usada em funerais, vem sendo substituída pela cor Roxa. Pode-se utilizar na celebração de Finados.

• Cor verde

Simboliza a esperança que todo cristão deve professar. É usada em todo o Tempo Comum, exceto nas festas do Senhor nele celebradas, quando a cor litúrgica é o branco.

**Nota explicativa: Se uma festa ou solenidade tomar o lugar da celebração do tempo litúrgico, usa-se então a cor litúrgica da festa ou solenidade. Exemplo: em 8 de dezembro, celebra-se a Solenidade da Imaculada Conceição. Neste caso, a cor litúrgica é então o branco, e não o roxo do Advento. Este mesmo critério é aplicável para a celebração dos dias de semana.

*Com informações da Diocese de Santo André e CNBB