A Diocese de Santo André realizou na manhã de quinta-feira (25/02), a primeira Reunião Geral do Clero no ano de 2021, que abordou os principais desafios e prioridades das dimensões pastoral, econômica e presbiteral da Igreja Diocesana.
Retornando ao formato presencial (seguindo os protocolos de distanciamento físico mínimo de dois metros, uso de máscaras e álcool em gel), o encontro ocorrido na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Barcelona, em Santo Caetano, contou com a presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, e reuniu diversos padres e diáconos do Grande ABC, sempre em sintonia com a prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022), com as atividades do Ano Vocacional Diocesano e o incentivo das ações solidárias, por meio do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, a fim de atender a população mais carente afetada pela crise acentuada pela pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
O vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, abriu os trabalhos com a oração inicial. Em seguida, Dom Pedro proferiu uma palavra de acolhida aos sacerdotes e foi realizada a leitura da ata da última reunião realizada em novembro de 2020.
Dimensão Pastoral
O vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, comentou sobre o material de divulgação das ações da 2ª Fase do 8º Plano Diocesano de Pastoral, no biênio 2021-2022; destacou a atual situação das assessorias e coordenações diocesanas de pastorais e movimentos; e avisou que o Diretório dos Sacramentos se encontra em fase final de revisão.
Por sua vez, o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, partilhou três principais pontos a serem trabalhados em 2021: o sistema diocesano pastoral (parceria com Pastoral da Criança) visando o desenvolvimento de um aplicativo para o trabalho conjunto entre as paróquias, movimentos e pastorais para ações caritativas; as visitas às periferias de toda a diocese para conhecer as diferentes realidades; e o caminho de preparação para a 1ª Assembleia Diocesana do Vicariato Episcopal para a Caridade Social.
O coordenador diocesano do Departamento de Comunicação, Pe. Tiago José Sibula da Silva, também apresentou iniciativas da área comunicacional e sua relação com a Ação Evangelizadora da Igreja nestes tempos de pandemia.
Dimensão Presbiteral
O coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Romeu Leite Izidório, divulgou avisos e comunicados em geral que envolvem a situação dos sacerdotes na diocese, no que tange a aspectos de saúde, economia e formação.
Outro assunto de destaque foi o comunicado sobre a participação de todo o presbitério diocesano no Retiro do Clero de 2021, que será realizado entre os dias 21 e 24 de setembro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), com a presença confirmada de Dom Pedro Brito Guimarães (arcebispo da Arquidiocese de Palmas – Tocantins).
Teve lugar igualmente a eleição eletrônica de um membro para recompor a Pastoral Presbiteral e o Conselho Fiscal do Caixa Comum dos Presbíteros. Os eleitos são os seguintes: para a Pastoral Presbiteral, Pe. José Aparecido Cassiano (secretário); para a Caixa Comum dos Presbíteros, Pe. Dayvid da Silva (tesoureiro) e Pe. José Herculano Vicente (secretário).
Dimensão Econômica
O ecônomo e procurador diocesano, Pe. Alex Sandro Camilo, apresentou primeiramente um olhar de como está a situação administrativa e econômica nas paróquias e na Diocese de Santo André, em meio ao grande impacto causado pela pandemia e propostas para o enfrentamento dos problemas surgidos desde o ano passado.
Outro assunto abordado foi a questão da transição do sistema que gera as informações da Diocese de Santo André, seja em âmbito pastoral, trabalhista, econômico, financeiro ou sacramental, através da formação para atendentes paroquiais sobre o Sistema Eclesial Theós.
Comunicados
O assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa, compartilhou informações sobre as atividades de março e o encerramento do Ano Vocacional Diocesano; o assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. José Aparecido de Sousa, destacou a realização em novo formato da Caminhada Quaresmal e do Domingo de Ramos com os jovens; o coordenador do Setor Jurídico e Imobiliário e vice-coordenador do Departamento de Comunicação, Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva, explicou a Lei Geral de Proteção de Dados; e o diretor da Escola Diaconal “Santo Efrém Diácono”, Pe. José Pedro Teixeira de Jesus, avisou sobre os ministérios de Leitor/Acólito que serão concedidos aos Candidatos Admitidos ao Diaconado Permanente, no Domingo de Páscoa (4 de abril de 2021).
Antes de finalizar a reunião, o bispo diocesano Dom Pedro fez uma prece e agradeceu o empenho de todos os padres e diáconos nestes tempos de pandemia.