Diocese de Santo André

1ª Reunião Geral do Clero de 2021 aborda desafios e prioridades da Igreja Diocesana

A Diocese de Santo André realizou na manhã de quinta-feira (25/02), a primeira Reunião Geral do Clero no ano de 2021, que abordou os principais desafios e prioridades das dimensões pastoral, econômica e presbiteral da Igreja Diocesana.

Retornando ao formato presencial (seguindo os protocolos de distanciamento físico mínimo de dois metros, uso de máscaras e álcool em gel), o encontro ocorrido na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Barcelona, em Santo Caetano, contou com a presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, e reuniu diversos padres e diáconos do Grande ABC, sempre em sintonia com a prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022), com as atividades do Ano Vocacional Diocesano e o incentivo das ações solidárias, por meio do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, a fim de atender a população mais carente afetada pela crise acentuada pela pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

O vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, abriu os trabalhos com a oração inicial. Em seguida, Dom Pedro proferiu uma palavra de acolhida aos sacerdotes e foi realizada a leitura da ata da última reunião realizada em novembro de 2020.

Dimensão Pastoral

O vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, comentou sobre o material de divulgação das ações da 2ª Fase do 8º Plano Diocesano de Pastoral, no biênio 2021-2022; destacou a atual situação das assessorias e coordenações diocesanas de pastorais e movimentos; e avisou que o Diretório dos Sacramentos se encontra em fase final de revisão.

Por sua vez, o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, partilhou três principais pontos a serem trabalhados em 2021: o sistema diocesano pastoral (parceria com Pastoral da Criança) visando o desenvolvimento de um aplicativo para o trabalho conjunto entre as paróquias, movimentos e pastorais para ações caritativas; as visitas às periferias de toda a diocese para conhecer as diferentes realidades; e o caminho de preparação para a 1ª Assembleia Diocesana do Vicariato Episcopal para a Caridade Social.

O coordenador diocesano do Departamento de Comunicação, Pe. Tiago José Sibula da Silva, também apresentou iniciativas da área comunicacional e sua relação com a Ação Evangelizadora da Igreja nestes tempos de pandemia.

Dimensão Presbiteral

O coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Romeu Leite Izidório, divulgou avisos e comunicados em geral que envolvem a situação dos sacerdotes na diocese, no que tange a aspectos de saúde, economia e formação.

Outro assunto de destaque foi o comunicado sobre a participação de todo o presbitério diocesano no Retiro do Clero de 2021, que será realizado entre os dias 21 e 24 de setembro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), com a presença confirmada de Dom Pedro Brito Guimarães (arcebispo da Arquidiocese de Palmas – Tocantins).

Teve lugar igualmente a eleição eletrônica de um membro para recompor a Pastoral Presbiteral e o Conselho Fiscal do Caixa Comum dos Presbíteros. Os eleitos são os seguintes: para a Pastoral Presbiteral, Pe. José Aparecido Cassiano (secretário); para a Caixa Comum dos Presbíteros, Pe. Dayvid da Silva (tesoureiro) e Pe. José Herculano Vicente (secretário).

Dimensão Econômica

O ecônomo e procurador diocesano, Pe. Alex Sandro Camilo, apresentou primeiramente um olhar de como está a situação administrativa e econômica nas paróquias e na Diocese de Santo André, em meio ao grande impacto causado pela pandemia e propostas para o enfrentamento dos problemas surgidos desde o ano passado.

Outro assunto abordado foi a questão da transição do sistema que gera as informações da Diocese de Santo André, seja em âmbito pastoral,  trabalhista, econômico, financeiro ou sacramental, através da formação para atendentes paroquiais sobre o Sistema Eclesial Theós.

Comunicados

O assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa, compartilhou informações sobre as atividades de março e o encerramento do Ano Vocacional Diocesano; o assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. José Aparecido de Sousa, destacou a realização em novo formato da Caminhada Quaresmal e do Domingo de Ramos com os jovens; o coordenador do Setor Jurídico e Imobiliário e vice-coordenador do Departamento de Comunicação, Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva, explicou a Lei Geral de Proteção de Dados; e o diretor da Escola Diaconal “Santo Efrém Diácono”, Pe. José Pedro Teixeira de Jesus, avisou sobre os ministérios de Leitor/Acólito que serão concedidos aos Candidatos Admitidos ao Diaconado Permanente, no Domingo de Páscoa (4 de abril de 2021).

Antes de finalizar a reunião, o bispo diocesano Dom Pedro fez uma prece e agradeceu o empenho de todos os padres e diáconos nestes tempos de pandemia.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco