Diocese de Santo André

ABC Litúrgico para Celebração em Casa está disponível para fiéis participarem da Semana Santa

A Comissão de Liturgia da Diocese de Santo André disponibiliza o roteiro especial do ABC Litúrgico para Celebração em Casa da Semana Santa 2021, que ocorrerá excepcionalmente no formato online, em razão do agravamento da pandemia da Covid-19.

O material para rezar nestes tempos difíceis está disponível para os fiéis em dois modelos: virtual para leitura no celular/computador ou versão para impressão. “Nós temos o subsídio do ABC Litúrgico para Celebração em Casa (pelo celular ou pelo computador) para atender às pessoas que, por ventura, não participam das missas pelas redes sociais, mas podem fazer o momento celebrativo em casa com a família. E temos também o folheto ABC Litúrgico que vem sendo produzido normalmente, que você pode imprimir em casa para rezar, cantar e responder em comunhão com a sua paróquia e toda a diocese pelas redes sociais”, explica o coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano.

Faça o download do roteiro para rezar em casa

O sacerdote destaca a Semana Santa como a mais importante de todo o ano litúrgico, que nos insere na celebração do tríduo pascal e do início do tempo da Páscoa, fonte e ponto alto da nossa fé. No entanto, assim como em 2020, pondera para que neste ano todos possam permanecer em suas casas preparando o coração e o ambiente para a prática da igreja doméstica.  “Infelizmente estamos mais uma vez testemunhando esse período tão difícil, tão triste causado pela pandemia. No ano passado celebramos a Semana Santa  em nossas casas, na esperança de que neste ano já poderíamos celebrar presencialmente. Porém, o aumento do número de casos e mortes pela Covid-19 nos impede e nos orienta a continuar dentro de casa. Mesmo assim, temos que celebrar e vivenciar a Semana Santa”, comenta.

Pe. Guilherme deixa uma palavra de motivação para que todos vivenciem plenamente o itinerário da Semana Santa, na esperança de dias melhores para o Brasil e o mundo.  “Às vezes, eu escuto pessoas da Igreja dizendo que não vai ter Semana Santa neste ano. Isso é muito triste, porque vai ter Semana Santa, sim! Então, eu na minha casa e cada um de nós em nossas casas vamos vivenciar e celebrar a Semana Santa! Não unidos presencialmente, mas unidos na comunhão com toda a Igreja. Fica nosso apelo da Comissão Diocesana de Liturgia para que não desanimemos, mas vivamos com intensidade, fé, piedade e, principalmente, esperança, essa Semana Santa, na certeza de que assim como Jesus venceu o pecado e a morte, nós também venceremos tudo aquilo que atenta contra a vida”, reflete Pe. Guilherme.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal