Diocese de Santo André

As várias faces de São José e a relação com o Ano da Família Amoris Laetitia

O ano de 2021 é especial para devotos de São José e da Sagrada Família. Convocado pelo Papa Francisco por meio da Carta Apostólica “Patris Corde”, o Ano de São José será celebrado por toda a Igreja no mundo, de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, para comemorar os 150 anos da promulgação do decreto da Sagrada Congregação dos Ritos do Quaemadmodum Deus, com o qual o Beato Pio IX, em 1870, declarou São José como santo padroeiro da Igreja universal.

E neste 19 de março, data em que a Igreja celebra a Solenidade de São José (na Diocese de Santo André, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini presidirá a Missa Diocesana de São José, às 18h, no formato online com transmissão pelas mídias diocesanas Facebook e YouTube, o Ano da Família Amoris Laetitia começa justamente no aniversário de 5 anos da Exortação Apostólica do Papa Francisco, ou seja, neste 19 de março de 2021 e vai até o dia 26 de junho de 2022.

Neste período serão promovidas várias iniciativas, além de oferecer subsídios pastorais para se “reencantar pela mensagem do Papa” destinada às famílias. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida será o promotor dos eventos durante esse período.

Como ação diocesana para abertura do Ano Amoris Laetitia, meia hora antes da missa de hoje (sexta), o Setor Família promoverá um  terço diocesano em Louvor a São José, protetor da Sagrada Família, também pelas mídias diocesanas, a partir das 17h30.

A seguir, você conhecerá as várias faces de São José que retratam a sua importância para a Santa Igreja e para a humanidade, através dos relatos de vários “Josés”. Confira:
*

São José, modelo de esposo e protetor da Sagrada Família
Designer e ministro extraordinário da comunhão na Paróquia São José, em Mauá, José Vinícius Galli tem 56 anos, confidencia sobre a origem de seu nome e da devoção a São José. “Sou de descendência italiana, meu avô era José Octaviano, meu pai é José Edwaldo e eu tenho orgulho de também me chamar José, nasci em 01/05 que é dia de São José Operário. Herdei a fé em nosso Deus que tudo criou e a devoção a São José”, revela.

Casado há 33 anos com Viviane Barbosa Galli, ele avalia que São José tem um papel fundamental na relação harmoniosa do matrimônio e na proteção das famílias. “São José para mim é o grande modelo de como ser pai. Ele é o esteio forte, porém, discreto de sustentação e proteção das famílias”, frisa.

José Vinícius prossegue: “São José teve um papel de extrema importância na história da salvação. Como Nossa Senhora, ele também recebeu a visita de um anjo, foi em sonho e neste momento, acalmou sua inquietude. São José não exitou em dizer sim a sua grande missão. São José protegeu e conduziu a sagrada família à Belém. Provavelmente  amparou e segurou Jesus nos braços no Seu nascimento. Ele foi quem educou e orientou Jesus no seu lado humano. Quer maior missão que essa?”, indaga.

São José, o modelo de paternidade para a humanidade
De Ribeirão Pires, José Ricardo Baptista trabalha no Instituto das Filhas de São José do Caburlotto (fundado há 170 anos) e diz que é uma alegria imensa carregar o nome de José, tanto quanto uma enorme responsabilidade.

“Há um outro pai que traz José no nome e de quem herdei o meu: José Baptista, meu pai, que completa 94 anos. No ano em que ele nasceu (1927), as religiosas do Instituto das Filhas de São José do Caburlotto chegaram ao Brasil. Tenho a honra de trabalhar com elas e de beber em fonte tão benfazeja, a paternidade e generosidade que brota do coração de São José”, reflete.  Sobre São José, o pai adotivo e terreno de Jesus, José Ricardo considera-o como um modelo digno e divino de paternidade. “Paternidade generosa é a paternidade de José. A generosidade curadora e salvadora que nos vem de Jesus foi aprendida no cotidiano das lidas da Casa de Nazaré, observando José, o generoso de Deus”, elucida.

São José, um exemplo de fé e compromisso com Deus
Pároco da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida (Região São Bernardo – Centro), Pe. José Aparecido Sousa, revela a face de

 São José como o patrono da Igreja universal  e como um pai acolhedor. “Somente uma fé profunda poderia fazer com que alguém se mostrasse tão disponível à vontade de Deus. José amou, acreditou, confiou em Deus e no Messias, com toda sua esperança. Portanto, podemos afirmar que São José é modelo para todos nós, nos inspira na vivência da fé e do compromisso com Deus. Em 1870, o Papa Pio IX o proclamou São José, padroeiro universal da Igreja e, a partir de então, passou a ser venerado no dia 19 de março”, destaca.

Padre José Silva, que é pároco da Paróquia Sant’Anna em Ribeirão Pires, também recorda que São José atua na proteção dos enfermos, na cura dos doentes e na esperança para os necessitados, principalmente nesta época de dificuldades durante a pandemia. “É um poderoso intercessor junto a Deus”, garante.

São José, a referência do amor serviço e padroeiro dos trabalhadores
Em 1955, o Papa Pio XII fixou também, o dia 01 de maio para celebrar São José, o trabalhador. Em pleno ano dedicado ao patrono da Igreja universal, o Papa Francisco diz: “São José é um pai acolhedor”. O diácono permanente Francisco José Poloni considera São José, o exemplo de amor ao próximo em detrimento da individualidade. “O servo fiel, com seu “Sim” assume Maria e a paternidade do menino, o qual põe o nome de Jesus, colocando-se a serviço de Deus”, salienta.

Membro das CEBs (Comunidade Eclesiais de Base) na Paróquia São João Batista, em Mauá, o aposentado José Coelho indica São José como aquele que ensinou Jesus nos primeiros passos como carpinteiro. “Por isso deve ser modelo de homem a ser venerado. É um trabalhador dedicado. A sua promoção humana também  ensinou a Jesus, a  produção do trabalho e a importância do mesmo. Aquele que ama todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras”, exalta.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos