Diocese de Santo André

Comunhão diocesana pelo fim da pandemia marca edição das “24 Horas Para o Senhor” em 2021

Com orações pelo fim da pandemia da Covid-19, solidariedade às famílias enlutadas e num formato diferente em razão das normas de distanciamento social e capacidade limitada a 30% de fiéis no interior da igreja, a abertura da edição 2021 das ’24 Horas Para o Senhor’ na Diocese de Santo André aconteceu na noite de sexta-feira (12/03) com a transmissão pelas redes sociais da celebração da Santa Missa e da Adoração Eucarística, ocorrida na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.

No dia 11 de março de 2020, diante da expansão e gravidade da Covid-19, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia global. Um ano depois, com o sistema de saúde no Brasil entrando em colapso em vários estados do país, o momento exige atuação rápida dos governantes e colaboração da população para frear o aumento crescente dos números de casos e óbitos registrados nas últimas semanas.

Diante disso, o governo paulista ampliou as medidas restritivas ao decretar fase emergencial para todo o Estado de São Paulo, que teve início nesta segunda (15/03) e vigora até o dia 30 de março de 2021. “Essa edição das ’24 Horas Para o Senhor’ ganha importância ainda maior neste período. Rezamos bastante em comunhão com as pessoas que estavam em suas casas, neste momento de pandemia, de difícil passagem de toda a população do estado de São Paulo, enfim, do Brasil inteiro em que se aumenta o número de pessoas infectadas pela Covid-19 e o sistema de saúde entrando em colapso”, relata o vigário episcopal para a Pastoral e pároco da catedral, Pe. Joel Nery, que celebrou a missa concelebrada pelo vigário da Catedral do Carmo, Pe. Flávio José dos Santos. Ambos participaram da adoração eucarística.  A iniciativa foi criada pela Santa Sé sob o pontificado do Papa Francisco e ocorre todos os anos desde 2013, na sexta e no sábado que antecedem o IV Domingo da Quaresma. Em 2021, o tema é um versículo extraído do Salmo 103: “Ele perdoa todos os teus pecados”.

“Rezamos fortemente pedindo pelas famílias enlutadas, pelos enfermos, pelas famílias dos que sofrem vendo agora, neste momento, que não conseguem leitos, muitos morrendo na fila de espera, no aguardo por internações hospitalares. Rezamos também pedindo a compreensão, como católicos, da necessidade de sermos solidários com tantos trabalhadores que não podem trabalhar por conta da necessidade de fechar comércios e outras repartições, a fim de evitar maior circulação de pessoas e reduzir os índices de contágio”, complementa Pe. Joel.

O evento “24 Horas para o Senhor” incentiva a promoção de momentos de oração e confissão, de anúncio do Evangelho e de vigília, que ajudem a viver a Quaresma, preparando para a Páscoa, por meio da Adoração Eucarística, pessoal e coletiva, e a Celebração do Sacramento da Reconciliação.

Fotos: Eva Casagrande

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO