Diocese de Santo André

Peregrinação do ícone do Bom Pastor pelas paróquias entra na reta final

Uma das grandes ações marcantes do Ano Vocacional Diocesano  é a peregrinação do ícone do Bom Pastor, que foi apresentado na Santa Missa de abertura da iniciativa inédita na Diocese de Santo André, em dezembro de 2019, e que teve de ser interrompida em março de 2020, em razão da OMS (Organização Mundial da Saúde) decretar a pandemia global da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Com a prorrogação do Ano Vocacional até abril de 2021, diversas paróquias estão no roteiro para receber a visita desse símbolo para motivar as vocações e aumentar a fé dos cristãos. A peregrinação ocorrerá até o dia 28 de março (Domingo de Ramos).

Entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira semana de março, o ícone foi acolhido pelas paróquias da Região São Bernardo – Centro (São Pedro e São Paulo Apóstolos, São José, Imaculada Conceição Aparecida), da Região São Bernardo – Rudge Ramos (Santuário Nossa Senhora Aparecida), da Região Santo André – Centro (Igreja Matriz de Santo André e Nossa Senhora do Paraíso) e da Região Santo André – Utinga (Santa Gemma Galgani).

Nas próximas duas semanas, a representação do Bom Pastor está prevista para peregrinar pela Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André; pelas paróquias Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio, em São Bernardo; Maria Mãe dos Pobres e Santa Rita de Cássia, em Diadema; São Vicente e Nossa Senhora de Lourdes, em Mauá;

Acompanhe o nosso site para ficar por dentro das próximas visitas.

Prorrogação do Ano Vocacional

Em razão da pandemia da Covid-19, o Ano Vocacional Diocesano foi prorrogado e o encerramento, que aconteceria no dia 22 de novembro deste ano, será celebrado no dia 1º de abril, na quinta-feira da Semana Santa de 2021, durante a Missa dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, com transmissão pelas mídias diocesanas.

“A principal motivação (da prorrogação do encerramento do Ano Vocacional) é em virtude da pandemia e das dificuldades que tivemos em não conseguir desenvolver algumas atividades principais (programadas para serem realizadas presencialmente)”, esclarece o assessor diocesano da Pastoral Vocacional e do SAV (Serviço de Animação Vocacional), Pe. Everton Gonçalves Costa.

O sacerdote justifica a escolha do novo dia para a finalização dos trabalhos da iniciativa pioneira na Diocese de Santo André.

“Então, escolhemos uma data significativa, que tenha um teor mais vocacional. É o dia 1º de abril do ano que vem, a Quinta-Feira Santa, que é o dia da instituição da eucaristia, da instituição do sacerdócio. Uma data bem vocacional, onde o Bom Pastor vai convocando também pessoas para o trabalho e para a animação vocacional”, revela.

Entre as atividades que continuam neste primeiro trimestre de 2021: a peregrinação do ícone do Bom Pastor pelas 106 paróquias das dez regiões pastorais; o Curso de Capacitação de Agentes do Serviço de Animação Vocacional Paroquial; a Hora Santa Vocacional Regional e Missas com intenções pelas vocações.

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo