Diocese de Santo André

Chamado ao amor que sabe partilhar!

Este ano, novamente, estamos participando da festa de Corpus Christi de forma diferente.
Nossa fé, porém, é a mesma e queremos celebrar como for possível. Venho através desta mensagem conclamar os diocesanos de nossa querida Diocese de Santo André a participarem da festa do “Corpo de Deus”. É um “dia santo” para celebrar os louvores de Deus. Em algumas cidades que anteciparam o feriado, entre nós, os municípios de Santo André, São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires e Diadema, não será feriado, mas não importa, é o dia de agradecer pelo dom da Eucaristia.

A festa litúrgica de Corpus Christi nos coloca diante do amor misericordioso de Deus. Deus amou tanto o mundo que enviou seu filho para salvá-lo. Ele partilhou conosco seu Filho Jesus, que nos ensinou o caminho para o Pai: caminho de amor misericordioso e perdão que se torna serviço ao próximo. Por isso, a festa de Corpus Christi é festa de unidade, da comunhão e da partilha.
A consequência de tudo o que acreditamos é que todos nós, batizados, ao adorar Cristo na Eucaristia e recebê-la, e ao comemorarmos solenemente esta festa, devemos renovar nosso compromisso de viver e trabalhar em vista do bem comum, ou seja, para que todos tenham vida. Alimentados pelo corpo de Cristo, construamos dia após dia a união entre nós. E neste tempo de
crise, vamos partilhar o pão com os irmãos, pois nos alimentamos com o pão do céu que o Pai partilhou conosco: Jesus Cristo.

O cristão não pode seguir Jesus somente ouvindo sua palavra sem receber a Eucaristia. Celebrar a Eucaristia é mandato de Jesus: “Fazei isto em memória de mim”, está escrito nos evangelhos Sinóticos e na 1a. Carta de Paulo aos Coríntios (cf. 1 Cor 11,24).
O corpo e o sangue de Jesus Eucarístico seja conforto e esperança para nós. Jesus em sua vida terrena passou fazendo o bem. Que na Eucaristia Ele possa passar nos ensinando a fazer o bem, viver o amor e a partilha entre nós.

Em nome de Jesus desejo abençoar a todos confiando a Jesus sacramentado toda nossa querida Diocese de Santo André.

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

*Artigo escrito para o Folheto ABC Litúrgico do dia 03/06/2021

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral