Pastoral da Sobriedade promove Semana de Prevenção ao Uso de Drogas entre os dias 19 e 26 de junho

A Pastoral da Sobriedade promove a Semana Nacional sobre Drogas entre os dias 19 e 26 de junho de 2021. A abertura com a equipe diocesana da Pastoral da Sobriedade acontecerá na segunda (21), às 20h; a palestra com o psicólogo Carlos Kugert será apresentada na quarta (23), às 20h; e a vivência do passo da semana, com a participação de pessoas em recuperação nas comunidades terapêuticas da Diocese de Santo André, ocorre na sexta (25), às 20h. Os demais dias serão conduzidos pelas equipes Nacional e do Regional Sul 1 da CNBB.

Para falar mais sobre o assunto e projetar as atividades pastorais neste ano, a reportagem da Diocese de Santo André conversou com o paroquiano da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Diadema) Edilson Lopes da Silva, 33 anos, que assumiu a coordenação diocesana da Pastoral da Sobriedade em maio deste ano.

Acompanhe:
1 – Qual a importância dessa semana para ações práticas em nossa diocese?

A Semana Nacional tem como objetivo principal: conscientizar a todos do perigo que as drogas trazem às pessoas, ainda mais neste tempo de isolamento. Pesquisas apontam o aumento considerável de consumo de drogas, principalmente as lícitas. Como levantado no sínodo diocesano, esse é um novo desafio que enfrentamos, muitas pessoas se distanciando de Deus e buscando cada vez o caminho dos vícios. Por esse motivo, a Semana Nacional sobre Drogas tem o caráter preventivo e, também, recuperativo para pessoas que queiram sair deste caminho.

2 – Como a Pastoral da Sobriedade está se organizando para participar deste evento? Quais os principais pontos que serão apresentados e debatidos?

Assim como no ano passado, por causa da pandemia, iremos realizar encontros on-line do dia 19 a 26 de junho transmitidos pela página no Facebook. Com o tema: “Isolamento social e o uso de drogas” e o Lema: “A prevenção começa na família”, a programação de cada dia será conduzida pela equipe Nacional, Regional Sul 1 e da Diocese de Santo André. Serão noites com palestras, testemunhos e a Vivência dos 12 passos, proposto pelo Programa de Vida Nova da Pastoral da Sobriedade.

3 – Ao assumir a coordenação diocesana da Pastoral da Sobriedade, quais os principais objetivos, desafios e atividades programadas na diocese?

Estamos na coordenação diocesana desde maio de 2021, neste tempo em particular temos o desafio de motivar, animar e fortalecer os agentes que fazem parte dos Grupos de Autoajuda já existentes em nossa diocese. Com o isolamento social, não estão acontecendo os grupos presenciais, dessa forma as atividades estão sendo realizadas em aplicativos de vídeo chamadas, e transmissões ao vivo. Sabemos que não são todas as pessoas que têm a facilidade de lidar com essas tecnologias, o que acaba aumentando o desafio para fazermos acolhimento às pessoas e, se necessário, encaminhar para uma reabilitação em comunidades terapêuticas. Temos o objetivo também de tornar a Pastoral da Sobriedade conhecida em nossa diocese. Apenas 10% das paróquias possuem Grupos de Autoajuda. Visto que esta pastoral não atua apenas na dependência química, ela vem ajudar em vários aspectos de nossa vida, através dos 12 passos, para termos uma vida equilibrada na parte espiritual, mental e biológica.