Paróquias da Diocese de Santo André celebram o I Dia Nacional do ECC neste sábado (10)

Instituído em 2021 e como uma das iniciativas pós-Jubileu de Ouro (1970-2020), o I Dia Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo) será celebrado neste sábado (10/07). Em sintonia com toda a Igreja do Brasil, a Diocese de Santo André comemorará essa data com missas em ação de graças que serão realizadas em algumas paróquias (confira a programação nesta matéria). O dia 10 de julho foi estabelecido pelo assistente eclesiástico nacional do ECC, Dom Adair José Guimarães (bispo da Diocese de Formosa-GO), juntamente com a Secretária Nacional do ECC, a pedido do Conselho Nacional do ECC, para que possa ser celebrado pelo Encontro de Casais com Cristo com o júbilo em favor da santificação das famílias alcançadas por esse serviço-escola.

A celebração faz memória ao primeiro encontro idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore, nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970, realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, na Vila Pompéia, em São Paulo (SP). Este é um presente de Deus para cada um dos casais servidos neste serviço-escola à família católica brasileira, que promovem a renovação permanente do sacramento matrimonial na vida dos casais em favor da santificação.

Apresentação do brasão

Na data, em lembrança ao Jubileu Áureo, será apresentado a toda comunidade o brasão desenvolvido para representar o Encontro de Casais com Cristo em todo o Brasil. A simbologia do brasão está alicerçada na vida do casal católico, na sua existência em Cristo e na Igreja.

Confira as missas presenciais do I Dia Nacional do ECC na Diocese de Santo André (consulte as mídias sociais de cada paróquia para participar pela internet):

Santuário Senhor do Bonfim
Rua Oratório, 1458 – Parque das Nações (Região Santo André – Utinga)
Missa: 15h

Igreja Matriz de Santo André
Praça Presidente Vargas, 1 – Vila Assunção (Região Santo André – Centro)

Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Rua Alcides Maia, 12 – Vila Luzita (Região Santo André – Leste)

Paróquia São Vicente de Paulo
Rua Vice-Presidente Francisco Silviano A. Brandão, 88 – Parque São Vicente (Região Mauá)

Paróquia Jesus Bom Pastor
Rua Felício Pedroso, 201 – Jardim Bom Pastor (Região Santo André – Centro)
Missa: 17h

Paróquia São Pedro Apóstolo
Rua da Fortuna, 13 – Vila Santa Luzia (Região São Bernardo – Rudge Ramos)
Missa: 18h

Paróquia Santíssima Virgem
Avenida Lucas Nogueira Garcez, s/nº – Jardim do Mar (Região São Bernardo – Rudge Ramos)
Missa: 18h30

Domingo (11/07)

Paróquia São José
Rua Lazar Segall 333 – Vila Assis Brasil Região Mauá)
Missa: 10h30

Peregrinação da capelinha com imagem da padroeira
A capelinha réplica da Catedral de Nossa Senhora da Glória, localizada na cidade de Maringá (PR), juntamente com a imagem da padroeira, segue em peregrinação pela Diocese de Santo André desde o ano de 2020.  O itinerário teve início em Rio Grande da Serra e percorreu todos os municípios do ABC: Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema e São Bernardo do Campo. Nas cidades que compõem a diocese passou por todas as paróquias onde o Encontro de Casais com Cristo tem atuação, e o encerramento está sendo realizado na Região São Bernardo – Anchieta.

XVIII Congresso do ECC

A capelinha é uma réplica da paróquia onde ocorrerá o XVIII Congresso do Encontro de Casais com Cristo da Região Sul “ECC: 50 anos de Júbilo e Missão a Serviço da Família” que englobará os quatro regionais sul da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Com o tema: “Fazei tudo o que ele vos disser ” (João 2, 5), o encontro neste ano de 2021 será realizado no dia 17 de julho (sábado), na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR), com a presença virtual de casais e diretores espirituais de todas as arquidiocese e dioceses que contam com a presença do ECC. Normalmente, os congressos do ECC são presenciais, porém, devido a pandemia da Covid-19, neste ano acontecerá de forma virtual.

Na Diocese de Santo André
Segundo o casal coordenador Simone e Fábio Santana, desde o primeiro encontro realizado na década de 1970, na Diocese de Santo André, mais de 46 mil famílias já foram contempladas com a formação e evangelização em mais de quarenta anos do ECC no Grande ABC. (informações atualizadas até abril de 2020)

O ECC é uma realidade presente em mais de 800 paróquias e comunidades de todas as cinco regiões do Brasil e até em algumas cidades do exterior, como o Canadá. Mais de três milhões de casais já foram evangelizados e formados em nosso país.

ECC 50 anos: evangelizando e formando famílias para Cristo
ECC: Evangelização e resgate das famílias
Dom Pedro: “Os casais têm a missão de testemunhar o amor de Deus”