Dom Pedro Cipollini ordena mais dois diáconos transitórios do Verbo Divino, em Diadema

A noite de sábado (07/08) marcou mais um momento importante na vida de dois jovens da Congregação dos Missionários do Verbo Divino rumo ao sacerdócio e missionariedade. Pela imposição das mãos do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, os candidatos Paulo Chiweca Cipriano e Raimundo Maciel Ribeiro foram ordenados para o ministério diaconal, em celebração eucarística realizada na Paróquia Santo Arnaldo Janssen, no Jardim Campanário, em Diadema.

A missa contou com a presença de familiares, amigos e diáconos, seminaristas e padres verbitas, bem como fiéis e membros do CPP (Conselho Pastoral Paroquial), atendendo a todos os protocolos determinados pelos órgãos de saúde e pela diocese em razão da pandemia da Covid-19, como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento de dois metros entre os presentes na igreja.

A ordenação diaconal foi concelebrada pelo superior provincial verbita Brasil-Centro, Pe. João Batista de Oliveira, e pelo coordenador da Região Pastoral – Diadema e pároco anfitrião, Pe. George Fernandes.

Dom Pedro ressaltou a importância do lema de ordenação escolhido pelos diáconos transitórios do Verbo Divino: “Exerça o dom que recebeu para servir os outros” (I Pedro 4,10).

“Esse versículo que vocês escolheram para lema da ordenação diaconal é todo um programa de vida. É um convite a uma vida fora do egoísmo, desenvolvida plenamente no âmbito do amor serviço”, enfatizou Dom Pedro, ao destacar como referência para a homilia, o exemplo de vida de São José Freinademetz, sacerdote verbita que nasceu em 15 de abril de 1852, em Oies Badia, no Tirol do Sul, hoje pertencente à Itália. Ele foi canonizado no ano de 2003 pelo Papa São João Paulo II. É festejado no dia de sua morte (28 de janeiro de 1908), sendo reconhecido padre fundador da Igreja no sul da China, como missionário.

“Sejam, portanto, missionários que ouvem a palavra, rezam a palavra, para poder evangelizar e anunciar a palavra com a força de Deus, que tudo pode, e não com a vossa força. Só quem reza pode ser livre e libertador como foi Jesus, o grande orante do evangelho”, complementa Dom Pedro.

Antes do final da celebração, Raimundo Maciel Ribeiro fez o discurso de agradecimento aos familiares, formadores, comunidades, leigos e todo o Clero pelo apoio a ele e ao irmão angolano Paulo, na caminhada ao ministério sacerdotal.

“Paulo e eu elevamos nossa infinita gratidão a Deus por nos ter chamado e nos ter guiado com o seu Espírito para que chegássemos a esse momento”, destaca. Após a futura ordenação presbiteral, Raimundo e Paulo atuarão como missionários, vocação própria da Congregação do Verbo Divino.

Rito da ordenação

Os dois novos diáconos fizeram o juramento de fidelidade, se prostraram durante a ladainha, receberam a imposição das mãos do bispo, foram revestidos das vestes diaconais, acolheram o Livro dos Evangelhos e foram acolhidos no altar.

Crédito das fotos: Otávio Brunelli