Diocese de Santo André parabeniza povo de São Bernardo do Campo pelo aniversário de 468 anos da cidade

O município de São Bernardo do Campo comemora 468 anos de história nesta sexta-feira (20/08). E a Diocese de Santo André não poderia deixar de congratular essa cidade que tem uma longa história de evangelização, da presença da Igreja e de um povo engajado no trabalho e na construção de uma sociedade mais justa para todos.

Neste dia, a unidade diocesana se faz presente para rezar principalmente pela saúde e proteção da população, a fim de que as famílias e as pessoas em situação de vulnerabilidade sejam abençoadas com os gestos de caridade e atitude cristã para superarem os efeitos da pandemia da Covid-19.

Paz e proteção à população da cidade

Padre Márcio Damião, administrador paroquial da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito, Bairro Santa Terezinha, Região São Bernardo – Centro, deixou uma mensagem felicitando o povo de São Bernardo do Campo pelos 468 anos de história.

“Deus Pai de misericórdia e bondade infinita. Que conheceis nosso coração, nossas necessidades, nossas famílias. Concedei saúde, paz e proteção ao povo de São Bernardo do Campo, ao celebrar  seus 468 anos sob o patrocínio de São  Bernardo de Claraval e Nossa Senhora da Boa Viagem. Olhai por nosso povo, Senhor! E concedei a vossa benção. Amém!”

Orações pelas vocações e bençãos ao povo de Deus

Uma benção especial aos habitantes da cidade são-bernardense também foi enviada pelo padre Júlio Miguel, missionário redentorista e administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Alves Dias, na Região São Bernardo – Anchieta.

“Estamos vivenciando o mês de agosto, o mês em que a Igreja nos convida a intensificar nossas orações sobre as vocações. Vocação é um chamado de Deus. E é muito importante acolhermos esse chamado do Senhor e assumirmos bem a nossa missão no mundo. Já celebramos a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e hoje é o dia de São Bernardo de Claraval, e é também o dia em que comemoramos os 468 anos da cidade de São Bernardo do Campo. São muitas coisas boas acontecendo em nossas vidas. Por isso, digamos com a Virgem Maria, o Senhor fez em nós maravilhas e Santo é o seu nome.”

“Oremos: Deus e Senhor Nosso, pela intercessão de Nossa Senhora da Boa Viagem e de São Bernardo de Claraval, derrama sobre os habitantes de São Bernardo do Campo e sobre todo o povo que confia em vós, a tua benção e a tua proteção para que tenhamos vida e vida em plenitude. Em Nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém!”

Relação entre a Diocese e São Bernardo

A Igreja Particular de Santo André tem uma forte ligação com a cidade são-bernardense, no que tange à evangelização e à justiça social. Ao lado de São Caetano, o município recebeu a presença dos monges beneditinos no início do século XVIII. De lá para cá, se passarem 300 anos, a Igreja Matriz da cidade – hoje Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – já é bicentenária e foi palco de lutas pela democracia na época da ditadura militar, entre as décadas de 1970 e 1980. O município conta com um santuário, um oratório, 28 paróquias – a caçula instalada em 2019, a Imaculada Conceição Aparecida – e 86 comunidades e capelas divididas em três regiões pastorais (Centro, Anchieta e Rudge Ramos). Além disso, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Pauliceia, celebra o jubileu de ouro de criação da paróquia, no início da década de 1970, no mesmo dia do aniversário do município.

Sobre São Bernardo de Claraval

São Bernardo de Claraval é celebrado no mesmo dia da cidade. O abade francês, que viveu entre os anos de 1090 e 1153, é um exemplo de conversão e determinação, resistindo as tentações e deixando um legado de santidade. É o padroeiro das causas difíceis.

Sobre o município

São Bernardo do Campo é uma cidade conhecida pelo seu protagonismo no trabalho, por meio da instalação das montadoras e metalúrgicas, e pela sua grandiosidade, sendo o quarto mais populoso do estado de SP com aproximadamente 845 mil habitantes (2020). Também se notabiliza pela extensão territorial, com grande área de mananciais, a Represa Billings e a Rodovia Anchieta, que liga a capital paulista, o Grande ABC e a Baixada Santista.

Tradição nos esportes, cultura, gastronomia e turismo também são destaques. Uma cidade que tem forte ligação com os imigrantes que ajudaram no desenvolvimento da região, através do crescimento econômico com a industrialização e prestação de serviços.