Diocese de Santo André planeja ações para o Mês Vocacional, que completa 40 anos em 2021

Realizado em agosto, o Mês Vocacional completa 40 anos em 2021. A temática escolhida para esse ano pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) surgiu da inspiração da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123): o tema é “Cristo nos salva e nos envia” e o lema é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

E a Diocese de Santo André planeja algumas ações ao longo do mês como forma de valorizar as vocações e incentivar a acolhida ao chamado de Deus para a missão. A Missa Crismal a ser celebrada nesta quarta (04/08), às 9h, na Paróquia Santo Antônio da Vila Alpina (Região Santo André – Centro), terá tom vocacional, marcando o encerramento do Ano Vocacional Diocesano.

Testemunhos sobre as vocações serão publicados durante o mês de agosto, com reflexões sobre a vocação ordenada, a vocação à vida familiar, a vocação à vida consagrada, a vocação laical e a vocação do catequista.

“Teremos como de costume, o subsídio da Hora Santa Vocacional para rezarmos ao longo do mês nas paróquias e regiões pastorais. E queremos elaborar um vídeo apresentando o processo de discernimento antes de entrar no seminário, nos encontros vocacionais, e outro vídeo apresentando o processo dentro das casas de formação”, adianta o assessor diocesano da Pastoral Vocacional e do SAV (Serviço de Animação Vocacional), Pe. Everton Gonçalves da Costa.

Fique atento ao site e às mídias sociais da diocese para acompanhar as atividades!

Sobre o Mês Vocacional

Instituído pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em sua 19ª Assembleia Geral, no ano de 1981, o Mês Vocacional foi escolhido no calendário anual para ser celebrado em agosto, em todo o país, com o objetivo de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional, além de ser um tempo especial de reflexão e oração pelas vocações e ministérios.