Feira Cultural do Migrante e Solidária será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, na Igreja Matriz de Santo André

Iniciativa do Centro de Apoio ao Migrante e da Pastoral do Migrante da Diocese de Santo André, a Feira Cultural do Migrante e Solidária acontece nos dias 30 e 31 de outubro (sábado e domingo), das 10h às 20h, em frente à Igreja Matriz de Santo André, na Praça Pres.Vargas, 01 – Vila Assunção, na cidade andreense.

A Feira tem como objetivos possibilitar aos paroquianos e munícipes, o intercâmbio cultural, fomentando benefícios sociais, culturais e econômicos, além da possibilidade do evento se tornar tradicional e integrar o calendário anual em nossa diocese, que conta com igrejas voltadas para o carisma scalabriniano (três matrizes do Grande ABC: Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires), na promoção do cuidado e da acolhida aos migrantes, em sintonia com os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

Nas barracas da Feira Cultural do Migrante e Solidária, o público poderá provar iguarias da gastronomia haitiana, venezuelana e portuguesa, além de empadinhas, pastéis, bolos, doces, cervejas artesanais (Cervejaria Madalena), vinhos italianos, adquirir artesanatos, entre outras opções.

A barraca das empadinhas contará com a participação do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, com membros dos Anjos da Caridade, e toda a renda obtida da venda das empadinhas será revertida para o organismo diocesano, que atende cerca de seis mil famílias de todas as sete cidades do Grande ABC.

Sobre o Centro de Apoio ao Migrante
Inaugurado em dezembro de 2016, o Centro de Apoio ao Migrante na Diocese de Santo André completará cinco anos acolhendo e orientando os migrantes radicados, muitos deles haitianos e latino-americanos, na cidade andreense e demais municípios do ABC.

Nova documentação, aulas de língua portuguesa, computadores para conversar com familiares, doações de cestas básicas e inscrição em programa de recolocação no mercado de trabalho são alguns dos serviços oferecidos no local.

Além disso, ao longo do ano, a Pastoral do Migrante realiza formações para os agentes e interessados em conhecer o serviço missionário realizado na região.

Segundo dados do Centro de Apoio ao Migrante, a Igreja Católica no Grande ABC tem prestado um grande serviço no acolhimento e apoio aos migrantes de várias nacionalidades durante a pandemia. Entre março e dezembro de 2020, o Centro acolheu cerca de 9,1 mil imigrantes de várias nacionalidades, das sete cidades da região, da capital paulista e até do interior de São Paulo. Somente neste ano de 2021, entre janeiro e setembro, cerca de 3,3 mil imigrantes já passaram por atendimento no Centro.

O Centro de Apoio ao Migrante também recebe doações de alimentos e produtos de higiene, que podem ser realizadas no local (Rua Montevidéu, 71 – Utinga, Santo André), em horários alternativos, ou na Igreja Matriz de Santo André, na Vila Assunção. Mais informações com Helena Teodoro: 98553-3523 Acesse também a página no Facebook: https://www.facebook.com/centrodeapoioaomigrantesa/

Sobre a Pastoral do Migrante
A Pastoral do Migrante vai a fundo para conhecer a realidade em que vivem os migrantes. Ir ao encontro dessas pessoas onde elas estiverem, e ser presença acolhedora e solidária principalmente com os mais empobrecidos. Proporcionar a criação de espaço de manifestação da sua identidade, através de formações de agentes e interessados em conhecer o serviço missionário, das atividades de evangelização e ações para a promoção humana.

“A presença de muitos irmãos e irmãs que vivem a  migração é uma oportunidade de crescimento humano, de encontro e diálogo entre culturas, em vista da promoção da paz e da fraternidade entre os povos”. (Papa Francisco)

O assessor diocesano é o Pe. Jean Dickson Saint-Claire e a coordenadora diocesana Eliete Helena Teodoro.

Há dois anos, Festa das Nações pregava a cultura da paz e a integração dos povos

Pastoral do Migrante promove ação solidária no combate à Covid-19

Acolher é a nossa missão: os sonhos de migrantes e refugiados na Diocese de Santo André