Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado promove avaliação sobre 2021 e projeta atividades para 2022

O CDPA (Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado) da Diocese de Santo André se reuniu na manhã de sábado (27/11), no formato online, para momento orante e avaliativo das ações em 2021, bem como a projeção das próximas atividades da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos e do Vicariato Episcopal para a Caridade Social para o ano de 2022.

Padres coordenadores das regiões pastorais, assessores e coordenadores leigos de pastorais, movimentos e associações, diáconos, o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke, a secretária do Centro Diocesano de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira, e a secretária assistente, Mariana Galhazi, também agradeceram ao trabalho realizado pelo Pe. Joel Nery, à frente da Coordenação Diocesana de Pastoral ao longo dos últimos seis anos, e deram as boas-vindas ao novo coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Gonise Portugal da Rocha, que tomará posse oficialmente nesta terça-feira (30/10), às 19h30, durante a Solenidade de Santo André Apóstolo que acontecerá na Igreja Matriz de Santo André. Neste dia também será empossado o CAED (Conselho de Assuntos Econômicos Diocesano).

A reunião teve início com a oração inicial, salmo, leitura do texto bíblico, preces e oração do Pai Nosso; em seguida, meditação sobre a vida pastoral e momento de avaliação da retomada das atividades presenciais. As pastorais, movimentos e associações diocesanas são convidadas a preencher um formulário com a reflexão sobre o ano de 2021 e enviar as respostas ao Centro Diocesano de Pastoral até o dia 20 de dezembro.

Sínodo dos Bispos
A fase diocesana do Sínodo dos Bispos na Diocese de Santo André teve início em outubro deste ano e ocorrerá até o começo do segundo semestre de 2022. Em sintonia com a Igreja no Brasil e no mundo, a Diocese de Santo André elaborou um material (baseado no vade mecum, manual para ouvir e discernir nas Igrejas locais) com as diretrizes para as formações nas regiões pastorais e nas paróquias (desafios da sinodalidade, passos para o processo de escuta, reuniões de consulta sinodal, metodologia para reflexão nos grupos e como elaborar uma síntese). Esse documento, que também apresenta os dez eixos temáticos para reflexão e participação de toda a Igreja, foi apresentado pelo vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, e será encaminhado às paróquias no mês de dezembro. Saiba mais sobre o calendário da etapa diocesana aqui .

Vicariato Episcopal para a Caridade Social
O vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, apresentou uma avaliação sobre o ano de 2021, com destaques para a quinta edição do Dia Mundial dos Pobres, as Lives do Vicariato realizadas todas as segundas-feiras, o Retiro “Com Deus tem Jeito”, parcerias com as escolas católicas para arrecadação de alimentos, integração com as prefeituras para a Operação Inverno junto às pessoas em situação de rua, criação da Pastoral do Povo da Rua, Campanha do Agasalho, presença dos diáconos nas regiões pastorais com encontros formativos e de articulação, entre outras atividades; Pe. Ryan também falou da projeção para 2022, com a preparação do caminho nas paróquias e nas regiões pastorais para a realização da I Assembleia Diocesana do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, que acontecerá no dia 28 de maio do próximo ano.

Próximas atividades
O Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado também comunicou as últimas atividades diocesanas que serão realizadas até o mês de dezembro: a Solenidade de Santo André Apóstolo, o Encerramento do Ano de São José  e a Novena de Natal (13 a 17/12 e 20 a 23/12) . O encontro online foi encerrado com a oração do padroeiro diocesano.

Conselho Diocesano de Pastoral é formalizado como Equipe Sinodal Diocesana da etapa do Sínodo dos Bispos na Diocese de Santo André

Sínodo dos Bispos: fase diocesana é prorrogada até o início do segundo semestre de 2022

V Dia Mundial dos Pobres: acolhida e amor de Cristo a mais de 2,5 mil prediletos de Deus