“Nos diz Vinicius de Moraes (1913-1980) que a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. Eu rogo ao Senhor que tenhamos muito mais encontros promotores da vida e da esperança. Quero me inserir na história desta paróquia com o coração aberto às novidades que estão por vir.”
Citando o saudoso “poetinha” e trazendo na bagagem a proposta de um slogan “Paróquia Santa Rita de Cássia: casa de irmãos, lugar de gente feliz!”, Pe. Ricardo Alexandre Pinto, 45 anos, chega como missionário para pastorear o povo de Deus, ao tomar posse na noite de terça-feira (09/11), como administrador paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila São José, em Diadema, na posse canônica realizada durante a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.
Fiéis e membros das 21 pastorais, movimentos e associações acolheram com muito amor e emoção, o novo pastor enviado da Diocese de São Carlos para missão na cidade diademense, na Diocese de Santo André.
“Querido povo de Deus! A vida é feita de histórias que se entrelaçam e formam um ciclo, seja ele de amizade, pastoreio e partilha. Iniciando hoje minha caminhada junto a esta comunidade paroquial inserida nesta grande comunidade diademense rendo graças a Deus, o Senhor da vida, saudando a todos os agentes de pastoral, da assembleia, bem como ao clero desta amada Diocese de Santo André. Aqui é um pedaço do céu, porque estamos reunidos em nome do Senhor”, destaca Pe. Ricardo, ao agradecer toda a comunidade de fé, a Dom Pedro e aos irmãos presbíteros pela acolhida, ao padre Nilson (Diocese de São Carlos), presente à celebração, e aos familiares que participavam da transmissão pelas redes sociais.
Pe. Ricardo sucede o Pe. Leandro Alves Figueredo, que atuou como pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia ao longo de quatro anos e três meses (assumiu no dia 17 de outubro como pároco da Paróquia Sant’Anna, em Ribeirão Pires).
Pela promoção da vida e resgate dos irmãos
O novo administrador paroquial também disse que devemos ser dentro da comunidade, como um “hospital de almas”, citando o Papa Francisco, “onde todos aqui que procurarem alento possam encontrar o abraço de Jesus, sendo uma casa de irmãos, onde as diferenças sejam utilizadas para a promoção da vida e do resgate de muitos”. Finalizando o pronunciamento à assembleia, Pe. Ricardo ainda comentou sobre a Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (3,9c-11.16-17) como inspiração para superar eventuais obstáculos: “Nós somos a construção de Deus e nada pode nos abalar, pois nosso alicerce é Jesus Cristo.”
“Tu me amas? Apascenta o meu rebanho”
Em sua homilia, Dom Pedro Cipollini citou o dia em que recordamos a dedicação da Basílica de Latrão (Catedral de Roma), consagrada pelo Papa São Silvestre, em 9 de novembro de 324, como “morada de Deus”, onde celebra-se a eucaristia, assim como nas igrejas ao redor do mundo. O bispo, no entanto, enfatiza que a Palavra de Deus indica que a verdadeira morada de Deus é Jesus Cristo. “Jesus é o local onde Deus é louvado, onde Deus une o céu e a terra. E todos nós que acreditamos em Jesus nos tornamos morada de Deus. Jesus habita em nós. E nós somos templos de Deus”, explica Dom Pedro, ao falar da “igreja de pedras vivas, que são os cristãos, através dos testemunhos de amor e fé”.
Em relação à chegada do Pe. Ricardo à Igreja Católica no Grande ABC, o bispo diocesano agradeceu a disponibilidade e o coração aberto do missionário, a serviço do povo de Deus, e ao administrador diocesano de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, pela parceria na evangelização. Ele traduz a atuação de um sacerdote com uma passagem bíblica (Jo 21, 15-19) do diálogo de Jesus com Pedro: “Tu me amas? Apascenta o meu rebanho”. Segundo Dom Pedro, “a condição para ser um bom pastor é amar Jesus. O resto vem tudo como consequência. Nada antepor o amor de Cristo. Isso que faz um bom pastor superar todas as tentações, tristezas e desânimos que sempre na vida de todo ser humano existem”, sintetiza o bispo, ao falar da acolhida fraterna da comunidade e de que devemos rezar e pedir por mais vocações para brotar nos corações dos jovens, o amor a Jesus.
Rito da posse
A leitura da nomeação de posse do administrador paroquial foi realizada pelo Pe. Alex Sandro Camilo, que esteve à frente da paróquia neste período de transição até a chegada do Pe. Ricardo. Após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, Pe. Ricardo recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.
Após esse momento, Dom Pedro declarou oficialmente Pe. Ricardo como administrador paroquial, sendo aclamado por toda assembleia. No final da missa, Pe. Ricardo assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo Dom Pedro e demais testemunhas.
Participaram da posse, cerca de 300 pessoas, entre elas, membros da matriz paroquial e da Capela Nossa Senhora da Paz, os padres Alex Sandro Camilo (ecônomo diocesano e reitor pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em São Bernardo), Jailson José dos Santos (administrador paroquial da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Diadema), Osvy José Guilarte Figuera (pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Diadema), Alex Sérgio da Silva (administrador paroquial da Paróquia Maria Mãe dos Pobres, em Diadema), Clayton Ramos Costa (pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Diadema) e Camilo Gonçalves de Lima (secretário episcopal).
Sobre a paróquia
A Paróquia Santa Rita de Cássia foi criada no dia 31 de janeiro de 1959 pelo primeiro bispo diocesano, Dom Jorge Marcos de Oliveira. A igreja está localizada na Rua: Brejaúva, nº 191 – Vila São José, em Diadema. Em 2019, a paróquia celebrou o jubileu de diamante. Recorde aqui
Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 7h, 10h e 18h. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4071-3368.
A matriz paroquial conta com uma comunidade: Nossa Senhora da Paz, na Vila Nova Conquista.
Saiba mais sobre o Pe. Ricardo:
Conheça o Padre Ricardo, que chega para assumir missão na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Diadema