Em comunhão com a Igreja no Brasil e no mundo, a Diocese de Santo André, por meio do Centro Diocesano de Pastoral, comunica que o prazo para a realização da fase diocesana do Sínodo dos Bispos foi prorrogado até o início do segundo semestre de 2022. As contribuições do processo de escuta e diálogo deverão ser encaminhadas ao Centro de Pastoral até o dia 3 de julho de 2022. A partir dessas sínteses, a equipe sinodal diocesana – o CDP (Conselho Diocesano de Pastoral) – elaborará uma síntese diocesana para ser enviada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Segundo a Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, a prorrogação do prazo foi feita para atender ao pedido de prolongar a duração da primeira fase do caminho sinodal, a fim de proporcionar ao povo de Deus uma oportunidade maior de ter uma experiência autêntica de escuta e diálogo.
Confira o novo calendário da etapa diocesana:
Formações nas regiões pastorais
Em novembro de 2021, os leigos e padres do CDP/CDPA promoverão as formações com os membros do CPP de cada paróquia. Um questionário será elaborado, a partir dos dez eixos do vade-mécum.
Processo de escuta nas paróquias
De novembro de 2021 a fevereiro de 2022, os membros do Conselho Diocesano de Pastoral, promoverão formações regionais, com os membros do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) de cada paróquia, a partir do Documento Preparatório e o Vade-Mécum do Sínodo.
Respostas
Até junho de 2022, párocos e coordenadores dos CPPs se reunirão com os leigos em suas paróquias, assim como os assessores e coordenadores diocesanos com as equipes diocesanas das pastorais/ movimentos/ associações e quem mais queira participar, para realizar a consulta sinodal (processo de partilha e escuta). Para essa fase do processo serão elaboradas, pela equipe diocesana do sínodo, um roteiro para orientar a partilha e a escuta. Após as reuniões de consulta sinodal, as partilhas deverão ser reunidas numa síntese.
Encerramento da fase diocesana
A síntese de tudo que foi registrado no processo de escuta, deverá ser enviada ao Centro Diocesano de Pastoral até o dia 3 de julho de 2022. A partir dessas sínteses, a equipe sinodal elaborará uma síntese diocesana para ser enviada à Conferência Episcopal.
Documentos
O Documento Preparatório “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão” e o Vade-Mécum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas Locais são norteadores para a fase diocesana de escuta e diálogo do Sínodo dos Bispos.
Leia mais: