Diocese de Santo André

Missa da Quarta-Feira de Cinzas abre Quaresma e Campanha da Fraternidade 2022 no dia 2 de março

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2022 na Diocese de Santo André e o início do tempo litúrgico da Quaresma acontecem nesta quarta-feira (02/03), às 19h, durante a Missa com o Rito da Imposição das Cinzas, que será celebrada pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André.

A Missa da Quarta-feira de Cinzas seguirá os protocolos sanitários adotados durante os tempos de pandemia da Covid-19, como o uso de máscara, álcool em gel e espaços bem ventilados com portas e janelas abertas durante as missas e também contará com transmissão pelas mídias diocesanas Facebook: https://bit.ly/35YfmwA e YouTube: https://bit.ly/2zHgOqU.

As demais paróquias das sete cidades do Grande ABC também realizarão as missas da Quarta-feira de Cinzas em diferentes horários nas comunidades. Consulte o horário na paróquia mais próxima de sua casa.

Diante da situação que ameaça a paz e promove o sofrimento da população com o início de uma guerra, o Papa Francisco também convocou durante a Audiência Geral da última quarta-feira (23/02), realizada no Vaticano, um Dia de oração e jejum pela paz na Ucrânia e o fim da guerra, a ser realizado em 2 de março.

Sobre a Quaresma

“Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gal 6, 9-10a). Essa é a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2022, reflexão sugerida pelo santo Padre a partir da exortação de São Paulo aos Gálatas.

“A Quaresma vem recordar-nos que o bem, como aliás o amor, a justiça e a solidariedade não se alcançam duma vez para sempre; hão de ser conquistados cada dia”.

A Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, é um tempo de reflexão, caridade, confissão e penitência. Segundo Dom Pedro Cipollini, o jejum, a oração e a esmola são condições para a nossa conversão e vivência do discipulado de Jesus Cristo na sociedade.

Sobre a Campanha da Fraternidade

Realizada anualmente desde a década de 1960 em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema  “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26). Não é um tema inédito, uma vez que as campanhas de 1982 e 1998 abordaram esse mesmo tema. Contudo, neste ano somos chamados a compreender não somente os aspectos e dificuldades de se consolidar uma educação formal de qualidade diante dos desafios gigantescos de nosso país, mas a compreender a busca por uma educação integral, na qual se considera a pessoa humana em sua totalidade. 

Leia mais: 

Vem aí o tempo da Quaresma

Campanha da Fraternidade 2022 destaca a educação no processo de formação integral do ser humano

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral