Diocese de Santo André

Missa da Ceia do Senhor relembra a humildade e o serviço de Cristo

Aconteceu hoje, 14/04/2022, na Catedral de Santo André, a missa da Ceia do Senhor, presidida pelo Bispo de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini. A celebração, que contou com a presença do Secretário Episcopal, Padre Camilo Gonçalves de Lima, do Pároco da Catedral, Joel Nery, e dos fiéis presentes, fez referência à Santa Ceia de Jesus com seus discípulos e também a cerimônia do Lava-Pés.

O Evangelho de São João conta que Jesus sabia de seu destino e, após a Ceia do Senhor, lavou os pés dos Discípulos e disse-lhes “Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

Durante a missa, repleta de significados, o Bispo explica que iniciamos o Tríduo Pascal, tempo de preparação para a Páscoa que passa pela experiência da Paixão de Jesus.

“A Ceia Pascal era realizada pelas pessoas que faziam parte de Israel, povo de Deus, que era escravo no Egito e foi libertado por Moisés, à mando de Deus. O próprio Deus diz a Moisés que para celebrar essa libertação, se fizesse a Ceia Pascal – que significa passagem, ou seja, passando da escravidão para a liberdade. O cordeiro significa um novo tempo de paz e fraternidade”, explica Dom Pedro. 

“Jesus também se reuniu com os seus para celebrar esta Santa Ceia, ritual do seu povo que todos os anos celebravam. Nesta última refeição, Ele nos deixa o grande mandamento do amor, um grande sacramento: a Eucaristia – pão e vinho consagrados, ofertados na Cruz. Ele deixa também um Dom: o Sacerdócio Ministerial, através do seu mandato, Seus apóstolos se tornam ministros para sinalizar na igreja (corpo) o próprio Cristo, que é a cabeça”, diz o Bispo.  

Propondo uma reflexão aos dias de hoje, Dom Pedro diz: “Jesus nos propõe o caminho do amor, que é o próprio serviço. Quem ama serve. O serviço não é uma opção, é uma consequência da tua fé, do teu batismo, do teu amor. Ninguém se salva senão servir ao próximo. Jesus diz que o maior é aquele que serve. O que Ele fez, de lavar os pés, é chocante à época, se fez servo, mesmo sendo o Senhor. O Lava pés é uma vida eucarística, Jesus morre na cruz, doa sua vida e este é o maior serviço. Morrendo destruiu a morte e deu-nos a vida”.

O Bispo explica que a Vida Eucarística é a doação de si e explica: “Quem encontrou Jesus de verdade, vai perceber o que vale a pena na vida. Tem um ditado que diz: ‘Você só leva da vida o que você doou’, Não é preciso fazer grandes coisas, mas estar atento a toda

s as oportunidades do dia a dia, com o que e como puder fazer. Esta é a lição que Ele nos dá hoje. Que sejamos dignos deste dom da eucaristia e o mandamento do amor que abre para nós a porta do céu”.

Após a comunhão, os fiéis participaram da Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento para o Sacrário, com uma breve adoração. “Vamos entrar neste clima de sofrimento de Cristo. Que após esta Ceia foi ao Horto das Oliveiras, foi traído, entregue, passou a noite sendo julgado e depois, carregando sua cruz até o calvário e lá foi morto”, explica o Bispo. 

O Tríduo Pascal segue com o recolhimento e silêncio da Sexta-Feira da Paixão de Cristo, com indicação do jejum e abstinência na preparação para a ressurreição, que acontecerá na Vigília Pascal, no próximo sábado (16), até o Domingo de Páscoa.

 

 

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral