Mês do Dízimo

Devolver o dízimo é aprender a amar a Deus e ao outro: a Deus porque devolvemos a Ele um pouco do muito que Ele nos dá, e ao outro porque partilhamos com a comunidade os bens que possuímos. Ao contribuir com o dízimo descobrimos a alegria de servir. E o serviço, quando autêntico, é fruto do amor que se doa sem esperar nada em troca.

Quando se fala de dízimo, não se fala apenas sobre dinheiro, pois devemos entender que o dízimo é parte integrante no processo de evangelização. A Graça e o Amor de Deus não tem preço e nem são produtos de comercialização junto aos cristãos. Deus nos oferece tudo de forma gratuita.

Como cristãos, devemos buscar o sentimento de pertença, gratidão e de corresponsabilidade das ações pastorais em nossa comunidade paroquial.

O dízimo nos permite isso, investir na ação evangelizadora da Igreja por meio das dimensões religiosa, eclesial, caritativa e missionária. Escolher ser dizimista é ter a certeza que escolhemos o amor, a gratidão e estar em partilha com o próximo.

Dimensões do Dízimo
Religiosa: Entendemos que somos de Deus: Dele saímos e para Ele voltamos. É nisso que consiste a espiritualidade do dízimo: ele amadurece e aumenta a nossa comunhão com Deus, já que vivemos conscientes de que a nossa segurança está Nele, e não nos
bens que possuímos.

Eclesial: Como todo batizado e exercendo o protagonismo, cabe a nós contribuir para que a missão de Jesus se cumpra. Convém aos membros de cada comunidade sustentá-la através do dízimo.

Missionária: Somos uma comunidade missionária quando nos desacomodamos e vamos ao encontro das pessoas tanto dentro como fora dos limites de nossa comunidade. Parte do dízimo é investido nas missões realizadas na própria comunidade ou fora dela.

Caritativa: A comunidade que é dizimista, pela assistência e pela promoção, serve o pobre gratuitamente. Uma parte do dízimo é destinada aos necessitados e aos pobres. Como alimentos, remédios, formação, capacitação, entre outros.

Fontes: Doc. 106 – CNBB, Pastoral do Dízimo: Formação para agentes da Pastoral do Dízimo – Pe Cristovam Lubel

Com o dízimo aprendemos a devolver a Deus um pouco do que Dele recebemos

Artigo publicado no jornal A Boa Notícia. Acesse aqui a edição completa de junho!