Diocese de Santo André

Pastoral do Povo da Rua quer avançar para águas mais profundas

No sábado, dia 25 de junho, aconteceu no Auditório do Edifício Sede da Cúria Diocesana Santo André Apóstolo, a segunda reunião presencial da Pastoral do Povo de Rua, desde a sua criação.
A reunião contou com a presença do pe. Everton Costa, vigário episcopal para a pastoral, Padre Cícero Soares, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Região Pastoral Santo André Leste), que falou sobre aprender com todos e trabalhar para a construção da Pastoral. Após isso, os Diáconos Aparecido, Guido, Marcelo, Joao Ribeiro e Fabiano que estavam presentes na reunião se apresentaram e relembraram seus papéis como apoio na articulação dos trabalhos da caridade em cada região pastoral.

Após as apresentações, a Coordenadora da Pastoral de Rua, Jaqueline Pereira, relembrou à todos os presentes quais os motivos que levaram nossa diocese a criar a Pastoral do Povo de Rua: “Ser presença e sinal de esperança junto aos irmãos de rua, acompanhar de perto as políticas publicas dos município e promover o resgate da dignidade”.
A criação da pastoral tem relação com o 8º Plano Diocesano de Pastoral, com a “Acolhida e Missão”, duas prioridades centrais surgidas a partir do Sínodo Diocesano e que também vão ser traduzidas em ações concretas junto às pessoas em situação de rua.

Na reunião também foi falado sobre os objetivos da Pastoral neste 2º semestre: colocar os grupos que ainda não estão participando da Pastoral de Rua que possam entender a dinâmica pastoral e fazer parte, estruturar as regiões para que haja mais comunicação, dialogo, organização e itens necessários como o Censo da População de Rua e formações possam ser articulados além parceria com grupos ligados a outras igrejas e religiões ou grupos sem nenhuma filiação religiosa que precisam ser  convidados a integrar essa rede de solidariedade.
No momento final da reunião, houve uma roda de conversa entre as regiões pastorais onde foram incentivados a pensar em conjunto sobre as ações de inverno.

Alguns questionamentos foram feitos para auxiliar a roda de conversa:

  • Estamos prontos para acolher os irmãos no frio?
  • Sabemos o que é preciso para?
  • Como construir um plano de emergência para o inverno 2022 em cada região?

A conclusão obtida foi que cada região precisa haver uma articulação em conjunto para que se possa ter número de voluntários para isso, grande parte não se sente preparada ainda, mas quer se comprometer para fazer isso em breve e de forma emergencial promover as campanhas de inverno e intensificar as ações nas ruas e participar das ações que já existem para abrigar os irmãos.
Trabalho, compromisso e diálogo. A Pastoral do Povo de Rua avança para águas mais profundas para promover sempre uma acolhida mais efetiva e afetiva para cada irmão em situação de rua.
O grupo da sua Paroquia ainda não participou? Entre em contato pelo telefone: (11) 4469-2077 ou pelo WhatsApp: (11) 99981-1233 (Centro Diocesano de Pastoral) para saber como participar.

Texto colaborativo: Jaqueline Pereira, coordenadora diocesana da Pastoral do Povo de Rua

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/03/2025

Vicariato da Caridade Social define metas para 2025 e anuncia retiro diocesano

Dom Pedro Cipollini integra grupo que elabora guia de trabalho rumo às próximas Diretrizes da Igreja

Formação nas foranias destaca cuidado com a criação para a Campanha Fraternidade

Fé e Fraternidade em Quadra: 1º Campeonato InterParoquial une a juventude da Diocese de Santo André