“Quem são aqueles vestidos de branco?”, celebra Dom Pedro no Ginásio da FEI

O conferimento dos Ministérios Extraordinário aconteceu no dia 2 de julho, sábado,  no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) em São Bernardo do Campo, e contou com a presença de mais de dois mil e setecentos ministros extraordinários que celebraram o conferimento e receberam a missão de levar o amor e a fé através da Eucaristia, Palavra, Bênção e Exéquias.

A manhã iniciou com a Adoração Eucarística com Dom Pedro Carlos Cipollini, ao lado do assessor diocesano da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários (CDME), Padre Francisco Semplício (Paróquia Nossa Senhora das Dores – Região Pastoral Santo André Centro), reforçou a mensagem sobre o amor a eucaristia e a igreja, ressaltando que em exemplo de São Mateus Moreira possa, à luz do ministério confiado, viver de forma plena o amor pela Eucaristia e a Igreja.

Além dos ministros extraordinários, a manhã contou com a presença do clero diocesano e seminaristas, membros das paróquias da Região Anchieta que organizaram o local e acolhida, Encontro de Casais com Cristo, Comissão Diocesana de Liturgia e Pastoral da Comunicação.

Dom Pedro, diante do Santíssimo Sacramento, pediu que todos acalmem seus corações, por que Deus fala também no silêncio, e devemos ouvir o que o Senhor diz ao coração, pois é o centro de nossa fé, e pede que todos ouçam, porque só Ele tem palavra de vida eterna.

A santa missa iniciou às 9h, a ansiedade estava estampada em todos os presentes. Desde de 2017 nossa diocese não conferia novos ministérios extraordinários, pois a pandemia nos trouxe uma nova realidade, nossos presbíteros diante da necessidade e realidade tiveram que “conferir” seus ministros paroquiais, mas chegou o momento de estarmos unidos com nosso bispo, e serem conferidos e enviados à missão.

Dom Pedro, após a proclamação do Evangelho, saudou todos os presentes e relembrou a importância de recomeçar, pois muitos caminharam com perseverança, atuaram durante toda a pandemia, sendo cristãos de autenticidade de vida e compromisso.

“Coragem, o Senhor está conosco, a promessa dele é verdadeira, podemos passar os mais profundos abismos, mas não temeremos, pois o Senhor está conosco. Se pensarmos bem, é no momento da crise que mostramos a nossa fé, mostramos o melhor que temos, porque quando tudo vai bem, não é difícil ser bom e cumprir as tarefas e as obrigações, mas é no momento difícil do que Deus suscita os seus servos e servas verdadeiros, capazes de sacrificar-se pelo Reino de Deus, levando a chama acesa da fé, do amor, esperança e a vida comunitária”, refletiu o bispo diocesano.

Dom Pedro seguiu refletindo que a vida comunitária na vida de quem vive o ministério extraordinário dá sentido à missão, que por mais difícil que seja a caminhada, é dessa vida em comunidade que envia os verdadeiros missionários de Jesus, pois onde dois ou mais estão reunidos, Cristo está entre eles, e que cada um presente no ginásio foi escolhido por Deus.

O conferimento aconteceu após a homilia, cada ministério aconteceu separadamente, nosso bispo deu a bênção para cada ministério extraordinário, e ao final os ministros realizaram a sua investidura da opa. A alegria em ver o ginásio sendo tomado pela cor branca, nos trouxe a lembrança que é estarmos reunidos para celebrar o servir de cada um e o compromisso de servir ao altar.

Ao final da missa Padre Francisco agradeceu todos os envolvidos nesse momento celebrativo de nossa diocese, convidou os coordenadores diocesanos Claudio e Penha que também agradeceram a presença de todos e de como estavam felizes em estar reunidos novamente para vivenciarem a unidade diocesana.