Diocese de Santo André

RETIRO ANUAL DOS PRESBÍTEROS LEVOU OS PADRES A REZAREM À LUZ DAS BEM-AVENTURANÇAS

Aconteceu, entre os dias 16 e 19 de agosto, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, interior de São Paulo, o Retiro Anual dos Presbíteros. O retiro é um dos pontos altos da vida presbiteral, pois proporciona um encontro mais íntimo do presbítero com Deus, consigo mesmo e com os irmãos no ministério, além de um momento de descanso, reflexão, oração e convivência.
Este ano, o retiro foi conduzido por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava – PR, e contou com a presença de cerca de 110 padres, entre diocesanos e alguns religiosos, além dos diáconos transitórios Cauê e Jorge, bem como nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini. Todos rezaram tendo como base “A Espiritualidade Presbiteral à luz das Bem-aventuranças”. Em suas reflexões, Dom Amilton trouxe as bem-aventuranças, bilhete de identidade do cristão, para o cotidiano da vida dos presbíteros: bem-aventurados os pobres de espírito, para pedir a graça de viver com radicalidade a pobreza de espírito e de fato; bem-aventurados os que choram, para pedir a graça de viver a alegria do Evangelho, chorando com os que choram e se alegrando com os que se alegram; bem-aventurados os mansos, que, à luz do Coração de Jesus, possuem a terra; os que têm fome e sede de justiça, que nos interpela a transformar o mundo segundo a justiça do Reino; os misericordiosos, que adentram o verdadeiro significado da misericórdia; os puros de coração, que, com um coração sem mistura, podem ver a Deus; os que promovem a paz e aproveitam as ocasiões para semear a paz. Por fim, refletiu-se sobre Maria, chamada por todas as gerações de bem-aventurada, e como construir uma Igreja mariana.
Além dos momentos de reflexão, chamados por Dom Amilton de iluminação, os padres rezavam juntos a Liturgia das Horas e celebravam todos os dias a Eucaristia. A cada noite, um pouco da espiritualidade da Igreja foi explorada: a oração das sete dores de Nossa Senhora, Adoração ao Santíssimo e uma celebração penitencial. Em sua homilia na celebração de encerramento, Dom Pedro encorajou os padres a viverem a fraternidade presbiteral e a não perderem a coragem diante dos desafios.
Rezemos sempre por nossos padres, a fim de que sejam sempre felizes, bem-aventurados, inspirados pelo Senhor, que ama e que chama!

 

Colaboração no texto: Padre Guilherme Franco

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral