Diocese de Santo André

Dom Pedro dedica altar da Paróquia Nossa Senhora da Salete, e ressalta a importância da fé

Aconteceu no domingo, 2 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Santo André, a Santa Missa com a dedicação do Altar e a Bênção do ambão.

Com os ritos de dedicação do altar e benção do ambão, a celebração foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André e concelebrada pelo pároco Padre José Silva, e Padre Camilo Gonçalves, chanceler do bispado.

Antes da liturgia da palavra, Dom Pedro abençoou o novo ambão, recordando aos presentes a importância da palavra de Deus em nossas vidas.

Em sua homilia, o bispo diocesano refletiu a liturgia do dia: “A primeira leitura diz: o justo vive da fé. A fé nos dá força para superar todos os obstáculos, dificuldades, empecilhos, problemas. A fé age pelo amor. Quem tem fé verdadeira, tem amor. E é impossível ter amor se não temos a fé no nosso coração. E nós percebemos e temos fé, quando Deus ocupa o lugar dele na nossa vida, qual é a importância que você dá na sua vida para Deus?”

Dom Pedro citou que muitos esquecem de consultar Deus sobre o que está fazendo ou irá fazer, frisou que quem tem fé a opinião mais importante é a de Deus, pois a fé para nós é um tesouro, que abrirá a porta do Reino do Céu.

Após a homilia, deu-se continuidade ao rito de dedicação do altar com a oração de dedicação e consagração, primeiro, o altar foi todo ungido com o Óleo do Crisma pelas próprias mãos de Dom Pedro. Em seguida, foi realizada a insensação do altar. A queima do incenso significa o sacrifício de Cristo e também é utilizada para expressar que o sacrifício da Igreja e as orações dos fiéis chegam até a Deus.

Depois, ocorreu o revestimento do altar, que indica que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e ressurreição de Cristo. Por fim, o altar foi iluminado, lembrando-nos que Cristo é “a luz para a revelação aos povos”.

No final da celebração a comunidade mostrou todo trabalho realizado para a reforma da paróquia, desde a chega do Padre José Silva, agradecendo todo o ânimo e trabalho pastoral que o pároco tem se dedicando desde a sua chegada.

Por sua vez, Padre José Silva proferiu palavras de carinho a toda comunidade, destacando o trabalho do povo e da união de todos para que as melhorias acontecem, agradeceu a presença do bispo diocesano e ressaltou que foi muito bem acolhido pela paróquia, com muito amor e zelo pelo seu pastoreio.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco