Diocese de Santo André

A 3° Ampliada da Sub região de São Paulo aborda Comunidades Eclesiais Missionárias

O 3° Encontro da Ampliada da Sub-Regional de São Paulo, aconteceu na manhã do sábado, 25 de fevereiro, no auditório da Cúria Diocesana de Santo Amaro, e contou com as presenças de bispos, padres coordenadores diocesanos de pastorais e leigos coordenadores do Sub-Regional São Paulo, composto pelas Dioceses de Santo André, Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos, Santo Amaro, São Miguel Paulista e pela Arquidiocese de São Paulo, composta por seis regiões episcopais: Sé, Belém, Ipiranga, Santana, Lapa e Brasilândia, dentro da Província Eclesiástica São Paulo que integra o Regional Sul 1 da  CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Representando a Diocese de Santo André, estavam o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; vigário para pastoral Padre Everton Gonçalves; a secretária do Centro Pastoral, Mércia Ferreira; pela Pastoral da Acolhida estavam Padre Gonise Portugal, que assessora e a coordenadora diocesana Rizomar Santos; representando o COMIDI (Comissão Missionária Diocesana), o assessor Padre Jorge Bonfim e o coordenador  Marcos Júlio Aguiar; Diácono Fabiano Roque, que acompanha o Vicariato Episcopal para Caridade Social, e pela Pastoral da Comunicação, a coordenadora Diocesana Fernanda Minichello.

O bispo da Diocese de Santo Amaro, Dom José Negri, deu as boas-vindas aos participantes e  convidou o secretário da Sub-Região, Padre Joaquim Camargo, que iniciou a reunião com a oração da Hora Média; logo depois, o presidente e bispo da Diocese de Osasco, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, acolheu a todos e agradeceu a presença dos representantes diocesanos; em seguida, apresentou o Padre José Carlos Pereira, que abordou o tema “Comunidades Eclesiais Missionárias”, além de apresentar de maneira sintética e sistemática o processo sinodal.

“O Sínodo tem como por objetivo criar oportunidades de escuta e diálogo em âmbito local e chamar a Igreja a redescobrir a sua natureza profundamente sinodal. Sendo essencial ouvir, como povo de Deus, o que o Espírito Santo diz à Igreja e promover uma experiência viva de discernimento, participação e corresponsabilidade”, explicou Padre José.

Discernindo no final da formação sobre as Comunidades Eclesiais Missionárias, o padre explicou sobre os pilares que norteiam as comunidades, e a importância de vivenciar essas experiência enquanto igreja sinodal: “As comunidades colocam a Igreja em estado permanente de missão, descentralizando algumas atividades, nos tornando discípulos missionários que tem a alegria de evangelizar, tomando a consciência de ser Igreja e priorizando a Ação Evangelizadora”.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?