Diocese de Santo André

Formação para os CRPs acontecem nas Regiões Pastorais de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Na noite de quinta-feira, 9 de março, foi a vez das Regiões Pastorais Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, se reunirem no Santuário Imaculada Conceição, em Mauá, para a formação propostas para membros dos Conselhos Regionais de Pastoral (CRP), pelo vigário pastoral, Padre Everton Gonçalves.

A acolhida aos presentes foi feita pelo coordenador da região Mauá, Padre Cassiano Aparecida, também pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, e a oração inicial pela irmã Elza, da Congregação das Pequenas Irmãs de Santa Teresa do Menino Jesus.

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, iniciou a formação sobre “Caminhos da Sinodalidade, Pistas eclesiológicas”, falando sobre as quatro dimensões da fé: Deus (Dimensão Divina), Igreja (Dimensão Eclesial Comunitária), Cristo (Dimensão Salvífica Cristológica) e Pessoa (Dimensão Humana).

“Estamos em uma época de “desafeição eclesial” na qual se fala do cristão não eclesial. O desafio para a Igreja não é a heresia, mas a indiferença, o abandono silencioso. O mercado substitui a Igreja: fora do mercado não há salvação”, explicou o bispo.

Relembrando as ênfases para o biênio de 2022-2024 do 8° Plano Diocesano de Pastoral, Padre Everton frisou as ações das lideranças dos CPPs (Conselho Paroquial de Pastoral) e CRPs para praticar o que foi proposto no plano pastoral, lembrando que é necessário caminhar na sinodalidade e avaliar os desafios e potencialidades das paróquias.

A formação é um passo importante na unidade da Igreja Particular das sete cidades do Grande ABC, e que acontecerá ainda nas demais regiões, conforme cronograma abaixo:

  • 15/03 – Região Pastoral Santo André Centro, Leste, Utinga e São Caetano do Sul | Auditório da Cúria Diocesana Santo André Apóstolo – 19h30

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco