Diocese de Santo André

Jesus ressuscitou! E nós também!

Queridos diocesanos, filhos e filhas: alegraivos, Jesus ressuscitou! Afirma São Paulo: “Deus ressuscitou Jesus de entre os mortos”(1Cor 13,3; Rm 10,9). O que é mesmo a ressureição? É o centro de nossa fé cristã e fundamento de nossa esperança numa vida que continua depois da morte.
A ressurreição dos mortos está relacionada com a esperança humana diante da morte. Para o cristão, a vida continua, não através de reencarnação, mas através de uma vida nova e transformada por Deus; vida feliz e plena por toda eternidade. A fé na ressurreição de Jesus fundamenta nossa fé na ressurreição dos mortos: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé” (1Cor.15,14).
Na morte somos aniquilados, como a semente que morre. Deus, porém, nos confere uma vida nova, que se desenvolve em nós, como a planta que sai de dentro da semente que morre. Jesus disse: “Se o grão não cair na terra e morrer não dará fruto”(Jo 12,24).
Por isso, a Páscoa é a maior festa de nosso calendário litúrgico. A Vigília Pascal dá-se na noite do sábado santo, que precede o domingo da Páscoa. É o cume do ano litúrgico. Nela renovamos nosso compromisso batismal. A Vigília Pascal é celebrada à noite, do período em que se inicia à noite até antes do amanhecer do domingo.
O domingo de Páscoa é o domingo do qual se derivam todos os domingos do ano, nos quais celebramos a Páscoa do Senhor em cada santa missa. No domingo, portanto, sempre deve haver nas comunidades paroquiais missas de manhã e à tarde, para dar oportunidade de que todos os fiéis possam participar, em especial neste solene domingo de Páscoa.
Atenção: a Páscoa, liturgicamente, não termina na noite do domingo de Páscoa: “Os oito primeiros dias do Tempo Pascal formam a Oitava da Páscoa, e devem ser celebrados como solenidades do Senhor” (NALC, n.24). O Círio Pascal solenemente aceso na Vigília Pascal é símbolo de Cristo ressuscitado, luz do mundo que vence as trevas do pecado e da morte. Os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes sejam celebrados com alegria, como se fossem um só e único domingo: é o Tempo Pascal. Perseveremos na fé!
A todos vocês, com um abraço fraterno e desejando Feliz Páscoa, abençoo de coração.

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral