Mensagem do Bispo Diocesano: na força do Espírito Santo

Prezados irmãos e irmãs, na alegria de celebrarmos este dia maravilhoso de Pentecostes, convido-os a invocar o Santo Espírito sobre nossa Igreja diocesana. Esta solenidade de Pentecostes celebra a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e sobre a Igreja que se manifesta ao mundo (cf. At 2).
Este fato aconteceu cinquenta dias depois da Páscoa. O Espírito Santo veio sobre os apóstolos e os que estavam com eles no cenáculo, infundindo neles todos os seus dons e produzindo numerosas conversões.
São muitos e múltiplos os dons do Espírito Santo, mas a Igreja enumera oficialmente sete, que representam todos com este número, que na Bíblia indica plenitude. São eles: Inteligência: mostra-nos com clareza as riquezas da fé, fazendo-nos penetrar com a razão nos mistérios de Deus. Ciência: leva-nos a julgar com clareza as coisas criadas e a manter o coração em Deus. Sabedoria: faz-nos compreender as maravilhas do amor de Deus e procurá-lo sem cessar. Conselho: mostra-nos os caminhos da santidade e o querer de Deus em nossa vida diária. Piedade: inclina-nos a nos relacionarmos com Deus como filhos, na confiança que nos leva a orar e meditar. Fortaleza: Ajuda-nos a vencer as dificuldades que encontramos na caminhada para Deus. Temor de Deus: induz-nos a fugir das ocasiões de pecado, evitando tudo o que nos separa de Deus.
Estes dons nos são dados para nossa santificação pessoal, mas também para que, santificados, possamos nos relacionar bem com
os irmãos, formando comunidade. O Espírito Santo nos reúne como Igreja, e não há cristianismo sem Igreja. Se o Espírito Santo tem como missão recordar-nos e instruir-nos sobre o que Jesus ensinou, ele também tem como missão ajudar-nos a corresponder ao desejo do Pai expresso por Jesus: “Que todos sejam um, Pai, como nós somos um (cf. Jo 17,21).
Por isso, Pentecostes é a festa da unidade na diversidade dos dons de Deus; é a festa da Igreja que somos, cada um de nós, batizados, para seguir Jesus na força do Espírito. Vinde, Espírito Santo, sobre nossa Igreja Particular de Santo André e acendei em nós o fogo do amor de Deus que ilumina, aquece, purifica e dá vida.
Que a bênção de Deus venha sobre todos vocês, bênção da saúde e da paz.
Um abraço fraterno a todos!

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André