Diocese de Santo André

Mensagem do Bispo Diocesano: na força do Espírito Santo

Prezados irmãos e irmãs, na alegria de celebrarmos este dia maravilhoso de Pentecostes, convido-os a invocar o Santo Espírito sobre nossa Igreja diocesana. Esta solenidade de Pentecostes celebra a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e sobre a Igreja que se manifesta ao mundo (cf. At 2).
Este fato aconteceu cinquenta dias depois da Páscoa. O Espírito Santo veio sobre os apóstolos e os que estavam com eles no cenáculo, infundindo neles todos os seus dons e produzindo numerosas conversões.
São muitos e múltiplos os dons do Espírito Santo, mas a Igreja enumera oficialmente sete, que representam todos com este número, que na Bíblia indica plenitude. São eles: Inteligência: mostra-nos com clareza as riquezas da fé, fazendo-nos penetrar com a razão nos mistérios de Deus. Ciência: leva-nos a julgar com clareza as coisas criadas e a manter o coração em Deus. Sabedoria: faz-nos compreender as maravilhas do amor de Deus e procurá-lo sem cessar. Conselho: mostra-nos os caminhos da santidade e o querer de Deus em nossa vida diária. Piedade: inclina-nos a nos relacionarmos com Deus como filhos, na confiança que nos leva a orar e meditar. Fortaleza: Ajuda-nos a vencer as dificuldades que encontramos na caminhada para Deus. Temor de Deus: induz-nos a fugir das ocasiões de pecado, evitando tudo o que nos separa de Deus.
Estes dons nos são dados para nossa santificação pessoal, mas também para que, santificados, possamos nos relacionar bem com
os irmãos, formando comunidade. O Espírito Santo nos reúne como Igreja, e não há cristianismo sem Igreja. Se o Espírito Santo tem como missão recordar-nos e instruir-nos sobre o que Jesus ensinou, ele também tem como missão ajudar-nos a corresponder ao desejo do Pai expresso por Jesus: “Que todos sejam um, Pai, como nós somos um (cf. Jo 17,21).
Por isso, Pentecostes é a festa da unidade na diversidade dos dons de Deus; é a festa da Igreja que somos, cada um de nós, batizados, para seguir Jesus na força do Espírito. Vinde, Espírito Santo, sobre nossa Igreja Particular de Santo André e acendei em nós o fogo do amor de Deus que ilumina, aquece, purifica e dá vida.
Que a bênção de Deus venha sobre todos vocês, bênção da saúde e da paz.
Um abraço fraterno a todos!

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco