Diocese de Santo André

Dom Pedro celebra o Natal enfatizando a Luz e Paz de Jesus no Mundo

Na missa da Noite de Natal, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebrou a Santa Missa na catedral diocesana Nossa Senhora do Carmo. Acompanhado pelo pároco da catedral e vigário geral da diocese, Padre Joel Nery, pelo secretário episcopal Padre Camilo Gonçalves, pelo diácono transitório William Maia, e com os fiéis presentes, a celebração foi um momento de renovação da esperança e celebração do nascimento do Messias,o “Príncipe da Paz”. 

Logo após a procissão de entrada, o coral diocesano entoou o Anúncio Natalino, uma recapitulação da história da salvação, desde a criação até o nascimento de Jesus,  enfatizando a natureza divina e humana de Cristo. Enquanto isso, o bispo e todos os presentes contemplavam a imagem do Menino Jesus, revelada ao final do cântico pelo bispo dicoesano.

Na homilia, Dom Pedro refletiu profundamente sobre o significado do Natal, destacando a importância da luz e da paz que Jesus traz ao mundo: (leia a homilia completa clicando aqui)

“Chegamos a mais um Natal, e junto com o profeta Isaías exclamamos: ‘O povo que estava nas trevas viu uma grande luz’. Jesus é a luz do mundo. Hoje, a festa é de luz, libertação e paz. Como disse o anjo a Maria, Cristo é nossa paz. O mundo não tem paz porque não conhece Cristo. Deus iluminou esta noite santa com a luz de Cristo, trazendo alegria e esperança. Natal é a celebração do mistério da Encarnação. Deus se fez homem, e isso nos traz a certeza de um futuro onde se realizará a sua vontade.”

Ele também enfatizou a necessidade de acender uma luz para Jesus em nossos corações e vidas, vivendo com equilíbrio, justiça e piedade:

“O Evangelho anuncia o cumprimento dessa profecia. Deus amou tanto o mundo que enviou o seu Filho para salvá-lo. Jesus, o sol da justiça, se apresenta como luz do mundo. Ao assumir a condição humana, ele se torna solidário conosco. Natal é uma festa de união, de encontro. Estamos aqui para celebrar essa graça, essa glória que apareceu diante de nós.”

Ao término da celebração, Dom Pedro conduziu a imagem do Menino Jesus ao presépio e proferiu a bênção sobre o órgão restaurado da catedral, localizado no coro, de onde o Maestro Diego conduziu o Coral Diocesano durante a celebração.

Em sua mensagem final, o bispo expressou seus votos:

“A todos desejo um Feliz Natal. Que a paz do Menino Jesus esteja no coração de cada um e que essa bênção vocês possam levá-la e comunicar a todos os que encontrarem.”

Fotos de João Faxini

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”