Depois de 112 anos, Matriz de São José toma posse do seu primeiro pároco diocesano

Depois de mais de 112 anos, a matriz da cidade de Ribeirão Pires, a Paróquia São José, acolhe o seu primeiro pároco diocesano, na tarde do dia 6 de janeiro, o bispo da Diocesano de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu a Santa Missa de posse do Padre Hamilton Gomes.

Com a igreja repleta de fiéis, e com a presença de membros do clero e representantes das comunidades vinculadas à matriz, o diácono permanente Luciano Dias proclamou o decreto que oficializa a posse do novo pároco. Diante do bispo, o novo pároco fez sua profissão de fé. Durante a aclamação do Evangelho, ele recebeu o Evangeliário das mãos de Dom Pedro e proclamou o Evangelho, enfatizando a importância do papel do pároco no anúncio da Palavra.

O bispo diocesano Dom Pedro, em sua homilia, destacou a universalidade da mensagem de Jesus, ressaltando a importância dessa mensagem para todos, independentemente de sua origem ou status social. Referindo-se ao Evangelho, ele afirmou:

“Jesus é a luz do mundo, na escuridão do mundo tem uma grande luz, Jesus Cristo. A fé em Jesus é esta luz que é oferecida a todos os povos. Na época de Jesus havia a mentalidade que Ele veio salvar somente os compatriotas dele, o povo judeu. Mas aqui o evangelista coloca esses magos estrangeiros e os pagãos que vieram de longe adorar o menino, porque foram avisados seguindo a estrela. E eles encontram, isto significa que Jesus veio para todos. Os primeiros a serem chamados para visitar Jesus foram os pastores pobres, desprezados na sociedade. Todos são chamados a conhecer Jesus e caminhar à luz da fé em Jesus.”

Dom Pedro também expressou sua profunda gratidão aos padres carlistas, especialmente ao Padre Pierre, por seu serviço dedicado à Paróquia São José. Ele reconheceu o impacto significativo que tiveram na comunidade, louvando seu espírito missionário e o amor demonstrado ao povo.

“Obrigado Padre Pierre, porque você agora, no final da sua permanência… fez reviver o espírito dos primeiros missionários,”

disse o bispo. Ele falou  como a presença e o trabalho dos padres ajudaram a moldar e enriquecer a vida da comunidade ao longo dos anos.

Na parte final de sua homilia, o bispo introduziu o novo pároco, Padre Hamilton, discutindo a importância crítica do papel do pároco na igreja e na comunidade:

“O pároco é o pastor que representa Jesus, o Bom Pastor, para sua comunidade. O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas. Nesse ofício de amor, de generosidade e Deus o abençoará,  e que você possa ser missionário no meio deste povo que o aguarda e o acolhe com carinho.”

O bispo delineou as responsabilidades do pároco, que vão desde ensinar a Palavra de Deus até servir os fiéis através dos sacramentos e do cuidado pastoral. Ele frisou a necessidade de acolher e apoiar o novo pároco em sua nova missão, reconhecendo os desafios e as oportunidades que esta transição traz para a matriz da cidade.

Após a homilia,  Padre Hamilton reafirmou seus votos sacerdotais e, em seguida, das mãos do bispo, recebeu os símbolos de sua nova missão: as chaves da igreja, do sacrário, a jarra de batismo e a estola roxa. Em seguida, o padre fez o juramento de fidelidade, após o qual Dom Pedro oficializou sua posse.

A comunidade de São José, marcada por sua história centenária e tradição evangelizadora, acolheu calorosamente seu novo pároco, Padre Hamilton, e expressando confiança na escolha divina do novo pároco e reconhecendo sua caminhada desde o nascimento em Ribeirão Pires até se tornar sacerdote, a comunidade celebrou este novo capítulo. Com um presente simbólico, eles reiteram seu compromisso em construir juntos o Reino de Deus, guiados pela presença contínua de Cristo.

Padre Clemilson, coordenador regional, acolheu Padre Hamilton, e em sua fala, citou sobre a importância de trabalhar juntos para fortalecer a comunidade e agradeceu ao Padre Pierre por seu serviço dedicado. Ressaltou a esperança de que a Paróquia São José continue a ser um lugar de crescimento fraterno e na fé, encorajando a comunidade a apoiá-lo em sua missão.

Emocionado ao assumir sua nova missão eclesiástica, Padre Hamilton expressou sentimentos mistos de saudade por deixar Diadema e esperança ao retornar a Ribeirão Pires. Em seu discurso improvisado, ele agradeceu a Deus, Dom Pedro, sua mãe, familiares e amigos, destacando a importância desta nova fase em sua vida. Ele reconheceu a influência significativa do Padre Pierre na Paróquia São José e enfatizou a necessidade de adaptação e discernimento em sua nova jornada.o novo pároco  ressaltou seu compromisso em trabalhar tanto com a matriz quanto com as capelas, buscando a harmonia e o bem-estar de todos, e concluiu pedindo paciência e apoio da comunidade em sua nova missão.