Nossa Senhora da Fátima, na Vila Marlene, toma posse do seu novo pároco

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Região Pastoral São Bernardo Rudge Ramos, no dia 3 de janeiro, testemunhou a posse do novo pároco, Padre Francinaldo Justino. A missa, presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, contou com a presença de alguns padres e do diácono permanente Eduardo Alcântara, que tem uso de ordem na comunidade.

Após a saudação, o Decreto de Nomeação foi lido, formalizando a nomeação do novo pároco. Em um momento de grande significado, o novo pároco, frente ao Bispo, proferiu sua Profissão de Fé, seguindo a disciplina da Igreja e salientando a importância da fidelidade à doutrina e ao serviço comunitário.

Padre Francinaldo se aproximou do bispo diocesano para receber o Evangeliário, simbolizando sua missão de anunciar a Palavra de Deus. Dom Pedro, ao entregar o livro sagrado, enfatizou a importância de viver, ensinar e realizar os ensinamentos do Evangelho.

Dom Pedro expressou em sua homilia a essência do batismo e a unidade da Igreja, destacando:

“Pelo batismo, formamos uma só Igreja, unida na fé, na esperança e no amor de Cristo. A Palavra de Deus continua nesse tempo, após o Natal, nos apresentando Jesus. Ele nasceu em Belém e foi apresentado aos pastores; continua sendo apresentado no templo e assim por diante. E a liturgia nos vai esclarecendo; a Palavra vai nos iluminando. Quem é Jesus? Jesus é o Filho de Deus que veio a este mundo para nos salvar, nos livrar do pecado, do pecado que aparece na primeira leitura como algo muito concreto. Aquilo que separa o homem de Deus e nos separa uns dos outros.”

Na segunda parte de sua fala, o bispo destacou a figura de Jesus como “o Cordeiro de Deus”, um símbolo de humildade e serviço. Ele enfatizou: “Jesus é o Cordeiro de Deus, manso, humilde, aquele que nos revela quem é Deus”. Explicou que Jesus introduz uma nova forma de vida espiritual, batizando com o Espírito Santo e convidando a todos para uma vida de amor e liberdade.

Concluindo, o bispo transitou para o segundo ponto de sua reflexão, abordando a missão de Jesus e a escolha dos apóstolos, refletida hoje na figura dos bispos e padres. Ele expressou gratidão pela chegada do novo pároco, Padre Francinaldo, destacando a importância do sacerdote como anunciador da Palavra de Deus e organizador da paróquia. O bispo incentivou a comunidade a acolher o novo pároco, acentuando seu papel crucial na Celebração da Eucaristia e na promoção da harmonia comunitária.

Iniciando o rito de posse, Padre Francinaldo recebeu símbolos significativos de sua missão: as chaves da Igreja, do Sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Cada um destes representa aspectos essenciais de sua responsabilidade pastoral, desde o cuidado com a casa de Deus até a administração dos sacramentos.

O momento terminou com o Juramento de Fidelidade do novo pároco, um compromisso solene perante o bispo e a assembleia, sendo empossado pároco, recebendo um abraço do bispo diocesano e palmas da comunidade.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Capela Imaculada Conceição e Comunidade Aparecida expressou profunda alegria e boas-vindas ao Padre Francinaldo. Com amor, fé e esperança, eles acolheram o novo pároco e pastor, enfatizando a missão de liderança e orientação espiritual que ele assumiria. Em sua mensagem de acolhida, destacaram a maturidade e os desafios da comunidade, bem como a disposição em apoiar e colaborar com o padre em sua nova jornada, buscando juntos promover os ensinamentos de Cristo e fortalecer a fé.

Padre Alex Sandro Camilo, representando a região pastoral, acolheu o novo pároco, falando sobre sua capacidade de contribuir positivamente para a região e destacou o conhecimento dos dons e virtudes do Padre Francinaldo, além de sua disposição para trabalhar em conjunto, seguindo os ensinamentos da diocese e da Igreja.

O novo pároco disse da sua profunda gratidão ao “amado povo de Deus”, incluindo Dom Pedro, padres amigos, Diácono Eduardo e membros das paróquias por onde passou. Ele enfatizou o compromisso com a unidade e o serviço, ressoando os ensinamentos de Jesus e os valores sinodais propostos pelo Papa Francisco. Com um tom de gratidão, o Padre Francinaldo expressou seu apreço pelas paróquias anteriores e agradeceu a todos que o apoiaram em sua missão, pedindo as bênçãos e a intercessão de Nossa Senhora de Fátima.