Diocese de Santo André

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

Na tarde deste domingo, a Paróquia Sagrada Família, em São Bernardo do Campo, recebeu acolhedores das dez foranias da Diocese de Santo André para o Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida. O seminarista Thiago Batista da SIlva, que acompanha a pastoral, abriu o encontro dando boas-vindas a todos os participantes, reforçando o sentido de unidade e missão.

Padre Gonise Portugal, assessor eclesiástico da pastoral, abordou a importância do estudo do subsídio “Acolhida e Missão: O Caminhar da Diocese de Santo André para uma Igreja em Saída”, lançado no final do ano passado, serve como uma referência essencial para os agentes de acolhida, promovendo a construção de comunidades mais acolhedoras e missionárias. O padre também destacou a formação em primeiros socorros, que vem acontecendo em várias paróquias, e a relevância da Pastoral da Acolhida em fortalecer o sentido de comunidade.

Em seguida, ocorreu um momento significativo de espiritualidade com a entronização da imagem do Beato Padre Donizetti Tavares de Lima, escolhido como padroeiro da Pastoral da Acolhida. Padre Gonise abençoou a imagem e logo após, Rizomar Matos, coordenadora diocesana da pastoral, compartilhou a história do Beato Padre Donizetti, ressaltando seu exemplo de vida e a importância do acolhimento na missão da Igreja.

Ela destacou como o beato é um símbolo de entrega e acolhimento ao próximo, inspirando todos a seguirem seu exemplo no serviço à comunidade, tornando-se uma inspiração para os acolhedores em sua missão.

Dando continuidade ao encontro, os acolhedores rezaram o Santo Terço e participaram de um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, onde puderam refletir sobre o seu papel dentro da Igreja, fortalecendo sua espiritualidade e missão. A programação se encerrou com a celebração da Santa Missa, um momento de renovação e comunhão que selou o compromisso dos acolhedores em continuar sendo a face acolhedora da Igreja.

Durante a homilia, Padre Gonise ressaltou que a missão de acolher não se limita a um simples ato de recepção, mas é um verdadeiro ministério de serviço, inspirado pelo amor de Cristo. Ele lembrou que Jesus sempre acolheu aqueles que se aproximavam Dele, e nós, como Igreja, devemos fazer o mesmo. “O acolhimento começa no olhar, na atenção ao próximo, e se concretiza em gestos de cuidado e solidariedade”, afirmou o padre, ressaltando a espiritualidade envolvida na missão.

No final, foi apresentado um subsídio celebrativo intitulado “Subsídio para Instituição e Renovação dos Acolhedores”, disponível no site da diocese, que orienta e promove a continuidade da missão dos acolhedores em suas paróquias.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco