Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo

A manhã do domingo, 26 de janeiro, foi marcada por um momento especial para a Diocese de Santo André: a celebração dos 85 anos da Catedral Nossa Senhora do Carmo. A missa foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelo pároco e vigário geral Padre Joel Nery, pelo vigário da catedral Padre Willian Maia Gomes Leite, e pelo Padre Adriano Pereira da Silva.

A história da Casa Mãe da dopcese remonta a 25 de janeiro de 1940, quando, sob o olhar da Arquidiocese de São Paulo, foi criada a Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Mais tarde, com a criação da Diocese de Santo André, a igreja foi elevada a Catedral, sendo consagrada a Deus em 22 de agosto de 1958.

Durante a homilia, Dom Pedro destacou a importância da Palavra de Deus como o elemento que une e fortalece a comunidade de fé. Ele comparou a Palavra ao sangue que dá vida à Igreja, sendo Jesus a Palavra Viva que se fez carne para nos alimentar e iluminar:

“A Palavra de Deus nos reúne e nos dá força. Ela nos ajuda a enxergar o valor da vida em comunidade. Jesus quer a fraternidade entre nós, a união. Hoje celebramos 85 anos da vida desta comunidade paroquial que tem sido sustentada pela Palavra e pelos sacramentos.”

O bispo ressaltou ainda o papel transformador da Palavra na história do Povo de Deus, recordando passagens bíblicas como a reconstrução do templo em Jerusalém após o exílio e o início da Nova Aliança por meio de Jesus Cristo. Ele enfatizou que a Palavra de Deus exige de nós uma resposta de fé, vivida na caridade e na esperança.

Na celebração, também foi mencionado o Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco, que nos convida a sermos peregrinos da esperança. A Palavra, segundo Dom Pedro, é uma fonte de salvação, que nos liberta das amarras do egoísmo e da vaidade e nos conduz ao Reino de Deus, um modo de vida baseado no amor fraterno e na solidariedade.

A Catedral Nossa Senhora do Carmo, ao longo de seus 85 anos, tem sido um lugar de fé e comunhão para os fiéis da Diocese de Santo André. Como a Mãe que acolhe seus filhos, ela abraça todos os diocesanos e diocesanas, sendo refúgio de oração, encontro e celebração. Neste Jubileu da Esperança, a catedral é um dos cinco lugares santos para peregrinação na diocese, e celebrando mais um ano de criação, renovou-se o compromisso da comunidade em continuar sendo sinal do amor de Deus, com a força da Palavra e a vivência do Evangelho.

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor