Diocese de Santo André

Homilia da missa pelos 25 anos sacerdócio Padre José Aparecido Cassiano

Festa da Cátedra de São Pedro
1Pd5,1-4; Mt 16,13-19 – Matriz Nossa Sra. das Vitórias – Mauá
Jubileu de prata sacerdotal do Padre José Aparecido Cassiano

                   Caros irmãos e irmãs, a liturgia de hoje é iluminada pelo pensamento da paternidade de Deus. Jesus mesmo afirma no Evangelho de hoje, que o apóstolo Pedro falou por inspiração do Pai. Na primeira leitura o mesmo apóstolo ensina que o presbítero deve agir na Igreja como um Pai de família. É do Pai do céu que vem tudo de bom e em particular a vida sobrenatural, a vida eterna que Jesus veio nos comunicar com sua paixão, morte e ressurreição.

                   Jesus vai com os discípulos a uma região afastada e pergunta o que pensam dele. Jesus não está numa crise de identidade nem precisa melhorar sua autoestima. O que está em jogo é a identidade dos discípulos. Jesus espera ser reconhecido por eles. Ser reconhecido é o desejo fundamental do amor que se revela! A resposta pessoal a esta pergunta, ao identificar Jesus, identifica o discípulo. A resposta certa, constitui o verdadeiro discípulo, porque tornar-se discípulo se dá no encontro com uma pessoa, Jesus, e não com uma doutrina.

                   Jesus sempre dócil ao Pai, espera o seu sinal para escolher o chefe dos apóstolos. O sinal vem com a resposta de S. Pedro: “Tu és o messias, o Filho de Deus”. Na resposta de Pedro está o amor profundo do discípulo a Jesus. Amor que brota da convivência e amizade. Jesus vê na resposta correta de Pedro o sinal que o Pai dá para escolher Pedro como pedra sobre a qual edificará sua Igreja. Inspirado pelo Pai, Pedro reconhece Jesus como Filho de Deus, Jesus reconhece em Simão Pedro a pedra fundamental da fé, da sua Igreja.

                   Somente quem se compromete com Jesus e sua missão, somente quem o ama de verdade a partir de um encontro pessoal com Ele, terá condições de responder corretamente sobre quem ele é, e segui-lo com sinceridade. O amor a Jesus é tudo na vida do discípulo. É a força e o fundamento de seu chamado e sua missão. Reconhecer Jesus como Deus e homem verdadeiro, Filho de Deus que se encarnou para nossa salvação: o messias, o ungido, é o centro da fé. Só ancorado nesta fé e enamorado por Cristo o discípulo poderá vencer os obstáculos.

                   Depois desta profissão de fé Pedro recebe uma árdua missão: ser pedra, alicerce, fundamento da Igreja que Jesus funda a partir dos Apóstolos. A liturgia de hoje nos mostra quanto os dirigentes da Igreja são importantes para a sua manutenção, para mantê-la na perspectiva do Reino, do mandamento do amor e na defesa da vida. A Igreja com a força do Espírito Santo, mantem no mundo o amor de Cristo, continuando sua missão.

                   A segunda leitura traça o perfil do discípulo que ama o Senhor Jesus e seguindo seu exemplo diz do fundo do coração: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar sua obra” (Jo 3,34). E é este o lema escolhido pelo Pe. Cassiano para seu ministério presbiteral que hoje celebra seu jubileu de prata.

                   S. Pedro na segunda leitura dirige-se aos presbíteros exortando-os a serem pastores do rebanho de Deus que lhes foi confiado. O presbítero que se preza, apresenta-se como “testemunha dos sofrimentos de Cristo e candidato a participar da sua gloria”. Os conselhos de Pedro aos presbíteros, são conselhos de Pai e pastor. Pede o cuidado do rebanho agindo com amor, entrega, doação de vida, agindo por dedicação e não por interesses pessoais. É o modelo de quem serve por amor, a exemplo de Cristo. Em uma Igreja dirigida por bons pastores, não faltará coisa alguma. Não terá nada a temer, pois nem o inferno poderá lhe fazer de mal. Através de santos e verdadeiros pastores, a Igreja poderá cantar com alegria: “O senhor é meu pastor, nada me faltará”.

                   Quero neste momento, parabenizar o Padre Cassiano, por ter perseverado no ministério, passando por vales e montanhas. Padre Cassiano foi chamado a participar, pelo ministério ordenado, de modo específico e autorizado pela ordenação sacerdotal, na consagração-unção-missão de Jesus Cristo. Veja como Jesus te ama, por isso lhe chamou! Ligado a Cristo, cabeça, você está ligado ao corpo que é a Igreja.

                   Estamos reunidos aqui para bendizer a Deus pelo seu sacerdócio Pe. Cassiano, vivido com dedicação e entrega generosa. Em nosso meio o sr. tem vivido as quatro proximidades que o Papa Francisco recomenda aos presbíteros: proximidade com Deus: oração! Proximidade com o Povo: sabemos de seu amor às comunidades! Proximidade com os irmãos presbíteros: o Sr. foi escolhido para coordenar a Pastoral Presbiteral e tem se esforçado para exercer bem este serviço. E proximidade com o Bispo: nesta proximidade/fidelidade ao bispo está a fidelidade a Cristo porque somente através do bispo como sucessor dos apóstolos o presbítero pode ser incorporado na estrutura apostólica da Igreja.

                   Nossa diocese se alegra e bendiz a Deus pelo seu sacerdócio que é um presente para nossa Igreja. Termino com uma frase de Santo Agostinho: “Canta e caminha, não te desvie, não pare, nem volte para trás” (Sermão 256,3).

Mauá, 22 de fevereiro de 2025
Dom Pedro Carlos Cipollini

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus

Bênção do altar, ambão e Via-Sacra fortalece a fé na Comunidade São José

Diocese de Santo André vive as “24 Horas para o Senhor” com adoração, confissões e apelo à misericórdia em todas as foranias

Diocese de Santo André participa de sessão na Câmara de Diadema sobre os 100 anos da Represa Billings e a Campanha da Fraternidade

Capela Nossa Senhora Aparecida tem altar dedicado no dia da Anunciação do Senhor

Dom Pedro celebra Missa na Capela Santo Inácio, na FEI em São Bernardo

Altar da catedral diocesana é dedicada a Deus

Homilia da Missa de dedicação do Altar da Catedral Nossa Senhora do Carmo

Nota de Repúdio às declarações do Vereador Luiz Henrique Watanabe