A Comunidade São José, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Diadema, foi consagrada com três importantes sinais de fé: a benção do novo altar, do ambão e da Via-Sacra. A celebração foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano e concelebrada pelo Padre Vinícius Ferreira Afonso.
Antes da Liturgia da Palavra, Dom Pedro abençoou o ambão, recordando que ali ressoará a voz viva de Deus, proclamada por meio das leituras sagradas. A Palavra ilumina, converte e sustenta. Como destacou o bispo em sua homilia, “Queremos ouvir Sua voz. Queremos ser cada vez mais membros do Seu rebanho, pela fé, pela esperança e a caridade.”
Inspirando-se na parábola do filho pródigo, o bispo conduziu a assembleia a uma profunda meditação sobre o perdão e a misericórdia. “Quem não perdoa tem coração duro. […] Só perdoa quem tem Deus no coração, porque é Deus em nós que perdoa. Quando Deus habita no seu coração, Ele te dá força para perdoar”, afirmou. E reforçou que o verdadeiro cristão é aquele que se reconhece necessitado da graça, como o filho que retorna arrependido ao pai.
Dom Pedro também alertou para a dureza de coração presente na sociedade atual, marcada por divisões e falta de reconciliação: “Nossa sociedade hoje está muito assim, dividida, muita raiva, polarização, um de um lado, outro do outro, e muita vingança.” E completou: “Precisamos nos converter ao Espírito do Pai. Quem é o Pai dessa parábola? É Deus. Deus é bom, nos perdoa, nos acolhe.”
O altar foi abençoado após a homilia, sendo o lugar sagrado onde será celebrado o mistério da Eucaristia. É ali que, a cada Santa Missa, o povo será alimentado pelo Corpo do Senhor, renovando a aliança com Deus.
Ao final da celebração, também foi abençoada a Via-Sacra nas paredes da capela, cada estação convida à meditação sobre o sofrimento redentor de Cristo, ajudando os fiéis a mergulharem no mistério de sua entrega total por amor.









