Comunidades são luzes acesa nesta imensidão

A Visita Pastoral Missionária, no domingo, (14/02) começou às 8h com uma Celebração Eucarística na Comunidade Santo Alfonso, capela pertencente à Paróquia São Geraldo Magella. Ali foi feita a leitura do histórico da capela que foi fundada em 1985. Em seguida, Dom Pedro percorreu todas as comunidades, conforme os relatos abaixo:

Visita a uma doente

Dom Pedro em visita ao Jardim Primavera, esteve na casa de Da. Marina, que sofre com falta de ar, e mãe da Ideilda, que tem problemas neurológicos. Ambas recebem a atenção constante de uma outra filha, sempre caridosa e prestativa. Ali Dom Pedro e Padre Angelo fizeram uma oração e ministraram a unção dos enfermos. Mesmo com dificuldade para falar, Da. Marina expressou sua alegria em receber o bispo em sua casa. Confessou que por causa da doença, há muito teve que deixar de ir à missa, mas que gosta muito de rezar.

Capela São João Batista

A primeira comunidade a ser visitada por Dom Pedro no domingo (14/02), durante a Visita Pastoral Missionária foi a Capela São João Batista, na Passagem do Abacateiro, 279, no Nova Baeta, fundada há 31 anos pelo saudoso Padre Leo. Ali um belo coral infantil se apresentou para os visitantes. O bispo conversou com cada um dos presentes e depois rezou o Pai Nosso. Ao final deixou como mensagem o fato de que “Se Deus é nosso Pai, todos nós somos irmãos”, e que a oração do Pai Nosso, nos ensina que existem três importantes “P”. P de Pai. P de Pão e P de Perdão. “Devemos perdoar sempre. Sem perdão não conseguimos viver. As pessoas dizem que é difícil perdoar, mas temos que nos esforçar. Perdoar até por prestação, perdoar um pouquinho por dia”, brincou.

Capela Sant’Ana

Nesta capela que fica na Rua Júlio Piato, 59, no Jd. Nascimento, Dom Pedro ouviu do fundador, o Sr. José Almeida a história de sua criação. E aprendeu que “Ela nasceu para atender as famílias que moravam aqui embaixo e tinham dificuldade em subir o morro”. A paroquiana Madalena – que até cantou com o bispo a canção que homenageia as mães (Rainha do Lar) – explicou que visitava as casas para convidar para o curso bíblico e todos recebiam muito bem. “As pessoas contavam duas dores e até choravam. As vezes não tínhamos nem o que responder, mas nossa presença levava conforto”.

Ao lado desta capela tem a sede da Casa de Fraternidade Irmãs Filhas de São Francisco de Sales, que também acolheu a comitiva do bispo com um delicioso bolo, e em seguida deu continuidade a peregrinação programada para a Visita Pastoral Missionária.

Capela Mãe dos Pobres

Com sede na Passagem do Oleoduto, 1076, Pq. São Bernardo, esta foi a primeira vez que um bispo visita a comunidade. Motivo de muita festa para o grande número de fiéis que aguardavam na frente da capela. Com muito orgulho vários católicos contaram a história do seu surgimento. Dom Pedro fez questão de dizer que o fato que lhe chamou a atenção foi a existência de grande número de jovens. “Os jovens vão levar avante a bela história desta comunidade. E sabemos que este entusiasmo entre os jovens é pela ação da equipe de catequistas”, afirmou. E lançou um desafio: “Quero ver surgir um padre aqui”. Dom Pedro explicou que na Diocese tem um grupo especializado para acolher e preparar o jovem que deseja seguir o caminho do presbitério.

Visitando todas as capelas

Dom Pedro fez questão de percorrer todas as vilas e conhecer de perto cada uma das capelas. O bonito foi ver que em todas elas, grande número de paroquianos aguardavam com muita alegria a visita do bispo diocesano. Ele fez questão de ajoelhar diante do Santíssimo de todas as capelas, gesto que repetiu em todas, como a Capela Santa Luzia que fica na Rua dos Vianas, 41.178, no Parque São Bernardo, a Capela Nossa Senhora Aparecida – Rua Novo Horizonte, s/nº, Capela Santa Rosa de Lima na Rua Cora Coralina, 182, Jd. Industrial, Capela São José Operário na Rua Carijós, 3478 no Sitio dos Vianas. Uma oração finalizou cada uma destas visitas. Dom Pedro incentivou a perseverança. “Lembrem-se que a reunião é fácil, o difícil é a união. Que bom que vocês estão no caminho certo, no caminho que Deus quer de nós”.

Capela Santa Rita

Esta capela fica na Rua 1º de Maio, 44 no Bairro Auto do Industrial, e perto de quinhentos fiéis, entre crianças, jovens e adultos ali estavam de mãos dadas, fazendo um cordão paralelo para que Dom Pedro adentrasse no templo. Convidaram a Da. Cida para contar a história da capela e informar sobre as pastorais que ali atuam. “Uma comunidade de periferia, sempre presente e muito acolhedora”, como bem definiu. Já Dom Pedro reforçou após percorrer toda a manhã que, “Tudo isto é uma imensidão. É muito grande. E estas capelas são sinal de Deus, onde podemos encontrar Jesus Cristo e celebrar a Palavra. Estas comunidades são uma luz acesa nesta amplidão que é esta região. Estou muito contente por tudo que vi hoje”.

Almoço e palestra com Religiosas

A visita terminou na Paróquia São Geraldo Magella, onde o bispo almoçou com os padres da Região São Bernardo Centro e com as religiosas e membros de Vida Consagrada feminina no salão da paróquia São Geraldo Magella. Em seguida este grupo manteve um encontro com Dom Pedro. O grupo de religiosas e consagradas pertencentes à esta Região Pastoral são: Pequenas Irmãs de Santa Terezinha do Menino Jesus, Irmãs Filhas de São Francisco de Sales, Congregação Servas do Sagrado Coração de Jesus agonizante e Missionárias da imaculada PeKolbe.

Magella 01 Magella 02 Magella 04Magella 05Magella 06Magella 07