Assim como em todas as Dioceses, também a de Santo André, celebrou na manhã desta Quinta-Feira Santa (24/03) a Bênção dos Santos Óleos. Presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, nela participaram mais de cento e cinquenta sacerdotes de todas as paróquias da diocese para expressar, de modo particular, a união da comunidade eclesial e renovar o sacramento da ordem.
É interessante que todos os leigos saibam que o óleo abençoado é de oliva misturado com perfume (bálsamo) e consagrado pelo Bispo Diocesano para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.
Uma presença bastante querida nesta celebração foi a de Dom Nelson Westrupp, scj, a primeira que participa como Bispo Emérito de nossa Diocese.
O ritual a procissão das oito velas no início da missa teve o significado de enaltecer o trabalho de evangelização das oito Regiões Pastorais Diocesanas. Para demonstrar a forte união do clero com o laicato tivemos o momento especial em que cada sacerdote coordenador destas regiões, entregou a vela para um leigo que atua nestas comunidades construindo o Reino de Deus.
Dom Pedro em sua homilia também recordou este Reino ao dizer que “Deus é o sujeito da ação do Reino de Deus. Quando vivemos o seu mandamento o Reino de Deus acontece”. E para os padres deixou a mensagem de que “A missão do sacerdote é tornar Deus presente na vida das pessoas”.
O bispo com visível entusiasmo expressou sua alegria por conviver com o clero da Diocese de Santo André. “Que todos os padres sejam abençoados. Sou agradecido pela acolhida, não só do povo de Deus, mas de todo o presbitério. Me sinto muito bem acolhido por todos. Isto torna mais leve o meu fardo. Peço que este querido povo continue rezando pelos seus sacerdotes”.
Dom Pedro preparou uma bela surpresa para os padres. Ele contou que “Durante muitas noites me dediquei a escrever o que chamei de Carta Pastoral aos Sacerdotes. E agora com este material impresso, quero entregar para cada um dos queridos sacerdotes ao final da missa”. E assim fez! Ao entregar o livreto fez questão de cumprimentar cada um dos representantes de Jesus em nossa diocese.
Sobre os Santos Óleos
Para que todos tenham uma compreensão bem clara, deixamos ao final este importante ensinamento:
Óleo do Crisma
Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também usado no sacramento da ordem, (Sacerdotes) para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.
Óleo dos Catecúmenos
Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.
Óleo dos Enfermos
É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna.