Diocese de Santo André

Sábado Santo: Chegamos ao ponto alto

Assim como em todo o mundo, todas as igrejas da Diocese de Santo André celebraram no dia 26 a Vigília Pascal, a noite mais importante para os católicos, que recordam e comemoram a vitória de Jesus Cristo sobre as trevas. Na Igreja mãe da Diocese, a Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André, a Missa foi presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelo pároco local, Pe. Vanderlei Nunes, o vigário local, Pe. Giacomo Pellin, e o pelo secretário episcopal, Pe. Guilherme Melo Sanches.

A celebração iniciou-se com a bênção do fogo por Dom Pedro e depois com a procissão do Círio Pascal, que representa Cristo ressuscitado. Em seguida, Dom Pedro incensou o Círio e a Páscoa foi proclamada. Nesta celebração também há a bênção da água batismal e a renovação das promessas batismais.

Notam-se também as Liturgias da Palavra, que tem leituras explicando a história da Salvação, e também da Eucaristia, a mais importante dos cristãos, recordando o Cristo Ressuscitado, que nos faz participar do Seu Sangue e Seu Corpo.

Dom Pedro recordou que a Vigília é um momento de espera para todos os cristãos. “É uma Vigília porque o mistério celebrado é muito grande, e nós o esperamos, meditamos, nos preparamos para celebrar. A Igreja coloca hoje (sábado) esta vigília pascal, momento da Igreja reunida à espera ansiosa da vitória em Cristo. Percorremos por toda a quaresma um itinerário de conversão, nos esforçamos de tantos modos para nos aproximar de Jesus, estar de coração aberto para ouvir a palavra do Senhor. E chegamos ao ponto alto, como estivéssemos subindo uma montanha”, explicou o bispo. “Todas as celebrações de nossa Igreja procedem desta celebração. Tudo é feito à luz das Páscoa. Como São Paulo disse, se Cristo não ressuscitou é vã nossa fé”, completou.

O bispo ainda ressaltou que não devemos ter medo da morte. “Estamos nesta vida morrendo de medo da morte, mas depois que passamos por ela, se tivermos em fé em Cristo, ganhamos um corpo espiritual. Se com Ele sofremos, com Ele vencemos. Mas devemos ter uma vida pascal, morrendo para o pecado, ganância, vícios, tudo que é ruim, e fazer crescer em nós esta vida nova que viveremos na eternidade. Ela começa aqui, nesta vida, ao entrarmos no dinamismo do amor de Deus. Temos que ter uma fé de testemunho, um modo de vida diferente daqueles que não acreditam na vida eterna”, destacou Dom Pedro.

Ao fim da Santa Missa, o bispo desejou feliz páscoa pessoalmente a cada fiel.

Compartilhe:

Agentes da Pastoral do Dízimo renovam o compromisso de fé em missa diocesana

Paróquia Santo Arnaldo Janssen celebra inauguração da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística no Taboão

Matriz de Santo André é dedicada em festa do padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana da Catequese aprofunda Diretório e reforça missão dos catequistas

POR UMA ECOLOGIA INTEGRAL

Juventude celebra Cristo Rei em caminhada com Dom Pedro em Diadema

27º Encontro da Pascom do Regional Sul 1 reúne comunicadores em Itaici e renova a missão de “comunicar com o coração”

Missa pelo Dia da Consciência Negra reúne fiéis em São Geraldo Magella

Peregrinação da Liturgia reúne músicos e agentes da Liturgia de toda a diocese na memória de Santa Cecília

nomeacoes

Nomeações – 21/11/2025