Diocese de Santo André

Páscoa: A morte da morte!

Aleluia! É a exclamação do dia de Páscoa. Grito de festa e alegria, porque Deus fez vitorioso um povo que estava escravizado “nas sombras da morte” e foi libertado por Moisés. É canto de vitória, porque Jesus realizou a verdadeira libertação, não só de um povo, mas de todos os povos.

Hoje, em muitos aspectos, estamos à sombra da morte: os homicídios e latrocínios aumentam em todo o Estado de São Paulo. Somente no Grande ABC o número de vítimas de homicídio sobe 90%. Será que podemos cantar em nossa liturgia da Páscoa: “Oh morte onde está tua vitória?”.

Ouvir a afirmação de que Cristo está vivo parece soar aos ouvidos de muitas pessoas, uma notícia sem valor, ainda mais quando nos deparamos com tantas tragédias, corrupção, abuso de poder e pobreza, tanto espiritual quanto material.

Constatamos que em meio a tantas transformações sociológicas e culturais, o homem sente em si a necessidade de buscar o sagrado, pois continua sedento de Deus. Mas, se o homem realmente quer buscar a Deus é preciso não perder a esperança e lutar contra as ações abusivas que escravizam a humanidade. Celebrar a Páscoa nos compromete na luta pela liberdade.

Tudo depende da fé, esta virtude que nos fortalece por dentro. A fé é a vitória que vence o mundo do pecado. E Jesus Venceu! A fé nos faz ver além das aparências e além da história. A fé nos abre os olhos da alma, para sentir que não é Deus que está no mundo, mas é o mundo que está em Deus. Somente quem tem coragem de entrar neste mistério da presença de Deus conseguirá ver o mundo de outra forma: a forma pascal, ou seja, a vida vencendo por último.

Diz-nos o Papa Francisco, “para aqueles que em nossas sociedades perderam toda a esperança e alegria de viver, para os idosos oprimidos que na solidão sentem as suas forças esvaindo-se, para os jovens aos quais parece não existir o futuro, a todos eu dirijo mais uma vez as palavras do Ressuscitado: ‘Eis que faço novas todas as coisas’ (Ap 21,5). Esta mensagem consoladora de Jesus possa ajudar cada um de nós a recomeçar com mais coragem e esperança. E temos tanta necessidade disto!”

Quem garante a vitória é Jesus. Sofreu e morreu, mas ressuscitou e está vivo. Entrou dentro da morte e a implodiu lá de dentro dela. Recusando a violência e vivendo um amor absoluto, Jesus deu a vida por nós.

Páscoa é garantia de que a vitória final é de quem vence o mal fazendo o bem. O bem vencerá porque Deus é Bom e projetou a criação para a bondade. A vitória de Cristo pelo amor é a morte da morte.

A todo o querido Grande ABC, minha saudação e votos de Feliz Páscoa, sejam abençoados!

Artigo escrito para o Jornal Diário do Grande Abc

Compartilhe:

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão