Diocese de Santo André

São Bernardo dobra repasse a entidades de acolhimento a crianças

A partir do segundo semestre, valor do aporte a quatro instituições subirá para R$ 2.574,50 por criança

A Prefeitura de São Bernardo assinou, na manhã desta quarta-feira (12/04), um termo de compromisso para ampliação de 100% do valor repassado a quatro entidades assistenciais com atuação na cidade. A medida ampliará, a partir do segundo semestre, o valor do aporte municipal para R$ 2.574,50 por criança a cada mês. Ao todo, a iniciativa beneficiará 80 crianças das instituições Aldeias Infantis SOS Brasil, Associação Beneficente Cantinho Meimei, Associação São Luiz e Lar Escola Pequeno Leão.

As quatro entidades participaram de processo de seleção, baseado em chamamento público, sendo classificadas para composição da Rede de Proteção de Acolhimento de Crianças. De acordo com o prefeito Orlando Morando, o aumento do repasse foi necessário devido ao valor defasado previsto no orçamento elaborado pela antiga gestão. Representantes das instituições afirmam que a verba prevista para 2017 – sem correção desde 2014 – ameaçava a continuidade dos projetos desenvolvidos.

“O momento é de dificuldade financeira, mas não podemos deixar de assistir essas entidades, que desenvolvem um trabalho extremamente importante na nossa cidade. O terceiro setor chega onde o poder público não alcança, talvez por ineficiência ou por cegueira social. Fiz questão de assegurar esse repasse, que, nos prazos legais, ajudará a cuidar melhor das nossas crianças”, destacou Morando, durante assinatura dos documentos juntos às entidades, realizado na Associação São Luiz, na Vila Euclides.

O ato que marcou a ampliação do repasse também contou com presença do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Mauricio Soares, do secretário de Finanças, José Luiz Gavinelli, de representantes das quatro instituições, além do bispo da diocese de Santo André, que engloba toda a região do Grande ABC, Dom Pedro Carlos Cipollini.

“A Igreja Católica tem programas e parcerias com entidades de todo o ABC e a sabemos da dificuldade financeira das prefeituras, que têm reduzido cada vez mais o repasse a estas instituições. Por isso, estamos felizes em saber que esse acontecimento vai em direção contrária, ou seja, no apoio a estas entidades”, enfatizou o bispo.

Titular da Sedesc, Mauricio Soares agradeceu o apoio da diocese e enalteceu o trabalho das entidades em prol do acolhimento e inserção social de crianças do município. “Foi uma satisfação muito grande receber o bispo, que representa o trabalho de corpo a corpo que a igreja no combate à miséria e a pobreza. É uma luta que pode parecer fácil, mas que enfrenta sérios riscos e o poder público não pode ficar alheio a isso”, enfatizou o secretário.

Texto: Carla de Gragnani e Fotos: Gabriel Inamine

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá