Começou no dia 17 de março, na Diocese de Santo André, um novo curso da Oficina de Oração e Vida (TOV), uma forma de evangelização aprovada pela Santa Sé e que convida a todos os cristãos a participarem. Com 15 encontros, sendo um por sábado (sempre das 9h30 às 11h30), a oficina tem o objetivo de levar os fiéis a terem uma vida pautada na oração.
A coordenadora da Oficina (ou Guia), Rita Alves, destaca que a oficina busca construir um relacionamento mais íntimo do cristão com Deus. “As pessoas não se contentem apenas com encontro semanal na Igreja, mas querem aprender a construir um relacionamento diário com Ele”, explicou Rita, que fez a Oficina três vezes. “Transforma a vida das pessoas, como transformou a minha”, completou.
Os frutos do curso são vários como: uma vida pautada na oração, afirmação da personalidade, maior serenidade, visão ampla e realista dos problemas, eficiência multiplicada e um crescimento da vitalidade humana e sobrenatural.
Quem participou da primeira aula gostou. “Queria sentir uma maior presença de Deus e isto está acontecendo. É um momento divino. Você se encontra com a Palavra de Deus”, disse Claudia Coelho. “Transmite paz para gente e estou precisando bastante”, emendou Edna Maria Magalhães.
O TOV existe há 34 anos e seu fundador é o Frei Ignacio Larrañaga, espanhol naturalizado brasileiro e falecido em 2013. A Oficina e Oração foi aprovada pelo Conselho Pontifício em 2002 e hoje existem mais de 15 mil guias espalhados pelo mundo.
Ainda dá tempo para participar. Basta comparecer à aula no sábado, em uma das salas da Catedral Nossa Senhora do Carmo (no prédio ao lado da Cúria, no Centro de Santo André, na Praça do Carmo, em Santo André).
Texto e Fotos de Thiago Silva