Diocese de Santo André

Um gesto concreto da Campanha da Fraternidade é a Coleta da Solidariedade

A Coleta da Solidariedade Nacional de 2017 arrecadou um total de R$ 6.594.378,91

É muito importante que todos os cristãos católicos tenham em mente que a Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na coleta da solidariedade, que é realizada no Domingo de Ramos. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. A Coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade.

A Igreja espera que com esta motivação todos participem, oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades, pois: “Ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da vida” (DGAE, n. 66). O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida.

O resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, Coleta da Solidariedade, com ou sem envelope, será encaminhado pela paróquia à Diocese. Do total arrecadado por esta coleta, a Diocese envia 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB. A outra parte (60%) permanece na Diocese para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).

A supervisão do Fundo, a destinação dos recursos e a aprovação dos projetos está a cargo do Conselho Gestor do FNS, assim composto: Secretário Geral da CNBB; Bispo Presidente da Comissão Episcopal Caridade, Justiça e Paz e seu Assessor; Presidente da Cáritas Brasileira; Tesoureiro da CNBB; Representante dos Secretários Executivos dos Regionais da CNBB, a Assistente Social da CNBB e o Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade.

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá