Diocese de Santo André

Na “Hora Santa”, Dom Pedro prega mais amor o próximo em detrimento da individualidade

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou na manhã desta Sexta-Feira da Paixão (30/03), às 10h, da “Hora Santa”, ao lado de religiosos e religiosas, fiéis e pastorais da Igreja Matriz de Santo André, na Vila Assunção.

Valorizando o ato devocional e atitude de adoração na meditação do grande mistério: o sofrimento de Jesus Cristo na cruz para salvar a humanidade, Dom Pedro alertou sobre a necessidade da prática da humildade e do amor para um mundo mais coletivo em detrimento da individualidade.

“Se o amor de Cristo nos uniu, esse amor não pode ser destinado só a quem pensa do meu jeito, gosta do que eu gosto, acredita no que eu acredito. faz o que eu faço. Pois esse é o modo de ser da nossa cultura. Individualista e narcisista.  Estar próximo também do diferente, dos que sofrem, dos doentes, dos encarcerados. Dos que estão desesperados. Daqueles para quem Jesus veio. Não vim para os santos, mas para os doentes”, pondera, ao destacar a proximidade do Filho de Deus com os mais pobres e oprimidos de nossa sociedade.

Ele ainda destacou que cada consagrado e consagrada recebe o dom e o carisma não para si, mas para os outros, para a Igreja, em vista de uma missão. “Que o Senhor fortaleça todos e todas para exerceram a missão, sabendo que Ele não vai cobrar de nós, êxitos, vitórias e isto é Ele que dá. Mas Ele sempre cobrará de nós o esforço, o empenho, a dedicação e tudo que for possível para cumprir o seu Evangelho”, completa.

A “Hora Santa” significa um momento de reflexão e silêncio, com oração vocal e cânticos, durante 60 minutos, em memória da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Ainda no período matutino, o ato contou com as participações das crianças da Catequese (9h) e do Terço dos Homens (11h).

A programação prossegue até a parte da tarde, de hora em hora, quando por volta das 17h ocorre a Encenação da Paixão de Cristo, na Matriz andreense, seguida da procissão, aproximadamente às 18h, com itinerário pelas ruas da Vila Assunção.

 

Compartilhe:

Chamados a dizer “sim”: os lemas que revelam a caminhada dos futuros presbíteros

Compadecer-se, cuidar e caminhar juntos marcam a posse de Padre Cauê Ribeiro Fogaça

Padre Giuseppe Pisoni: memória, fé e os primeiros passos rumo à causa de beatificação

“Venho com o coração aberto para caminhar com vocês”, afirma Padre Cícero ao assumir a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

Padre Adriano Pereira assume como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

QUERES PAZ? PREPARE A PAZ!

Missa acolhe novos propedeutas na Catedral Nossa Senhora do Carmo

Sob o olhar de Maria, Diocese inicia o ano recordando: “Temos Jesus em nós”

“Cristo é a nossa paz”, recorda o bispo na Missa de encerramento do ano