Diocese de Santo André

Em missa de Pentecostes, Diocese celebra 34 anos de atuação das Oficinas de Oração e Vida

Dia especial para a Diocese de Santo André! Cinquenta dias depois da Páscoa, o Dia de Pentecostes (quando o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos pela primeira vez) foi celebrado na manhã deste domingo (20/05), paralelamente às comemorações de 34 anos de atuação das Oficinas de Oração de Vida no Brasil.

Presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelo padre Joel Nery (pároco da Catedral), a Missa de Ação de Graças ocorreu na Catedral Nossa Senhora do Carmo e destacou o papel evangelizador das “Oficinas”.

“Vocês das Oficinas de Oração e Vida têm uma missão importante em nossa Igreja de Santo André. De interceder, pedir junto a Deus Pai pelas lideranças leigas das pastorais e movimentos, que estão à frente das comunidades e assumem ministérios. De rezar pelos cristão batizados viverem as promessas batismais. De fazer com que as pessoas invoquem o Espírito Santo todos os dias”, ressalta Dom Pedro, ao salientar o significado de Pentecostes na atual sociedade.

“Qual a missão que Jesus confia aos discípulos? Eliminar o pecado do mundo. Receba o Espírito Santo a quem perdoar será perdoado. O pecado tem mil faces, muitas faces. Maldade e injustiça. Tantas coisas horríveis. Mas o Espírito Santo muda, limpa e faz novas todas as coisas. Devemos invocar o Espírito Santo todos os dias, não só para nós, mas para nossa Igreja, para as pessoas deste mundo”, esclarece.

Fundada pelo frei espanhol Ignácio Larrañaga (1928-2013) em 1984, as Oficinas de Oração e Vida é um movimento eclesial católico, que começou com os encontros e experiências com Deus, sendo reconhecido e aprovado pela Santa Sé em 1997 e confirmado, segundo Decreto de Aprovação dado pelo Conselho Pontifício para os Leigos em 04 de outubro de 2002, com cerca de 18 mil guias atuando em 44 países e 12 idiomas. Anualmente, cerca de 200 mil participam dos encontros.

“Nosso objetivo é fazer com que as pessoas sejam discípulas de Jesus e mestres de oração. Cada família evangelizada muda o ambiente e desta maneira conseguimos mudar um pouco o mundo, também’, sintetiza a coordenadora Local Santo André 3, Sirley Serrano Silveira, que completa: “Nosso trabalho é aprender a orar para aprender a viver”.

Atualmente, cinco equipes e 89 guias atuam no Grande ABC, sendo que 500 pessoas são evangelizadas por semestre, segundo consta no documento do Sínodo Diocesano. Uma das referências e grandes incentivadores das Oficinas na região foi Dom Cláudio Hummes, que atuou como bispo da Diocese de Santo André durante duas décadas (1975-1996).

Mais informações sobre como participar das Oficinas de Oração e Vida no telefone: (11) 4469-2077 ou pelos sites: www.tovbrasil.com.br e www.tovpil.org

Reportagem e fotos: Fábio Sales

 

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco